Sem categoria

Classistas gaúchos realizam encontro em Caxias do Sul

Os classistas gaúchos estão reunidos em Caxias do Sul, desde ontem (24) e prosseguem neste sábado (25), para debater a situação política e econômica na visão dos trabalhadores, no Brasil e no mundo, e ainda discutir a atuação da CSC junto aos trabalhadore

Este encontro da Corrente Sindical Classista (CSC), que conta com mais de 150 participantes de todo o Estado, também é preparatório para o 6º Encontro Nacional da Corrente que acontece nos dias 17, 18 e 19 de abril em Aracajú (SE).

O encontro que iniciou às 14h desta sexta tem como objetivo atualizar a compreensão sobre a realidade brasileira e os meios e caminhos para fortalecer o movimento sindical; discutir e aprovar a posição da CSC quanto ao sindicalismo internacional; desenvolver a ampla mobilização para o fortalecimento das direções da CSC nos Estados; e ainda fazer um balanço da direção estadual da Corrente e preparar a intervenção da CSC para o 9º Congresso Nacional da CUT (Concut).

O palestrante do primeiro dia de encontro foi Wagner Fajardo, que é da coordenação nacional da CSC e diretor do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, falou sobre a conjuntura internacional e nacional e da necessidade dos trabalhadores compreenderem que é possível construir um país diferente e soberano, sem ser dependente dos países imperialistas. Na questão nacional, Fajardo destacou os obstáculos enfrentados pelo governo Lula que desde o início atua contra as poderosas forças conservadoras. Ele também reafirmou a proposta da CSC de uma nova Carta aos Brasileiros comprometida com o desenvolvimento e a valorização do trabalho.

Também compuseram a mesa os coordenadores da CSC/RS: João Carlos Moraes, diretor da Federação dos Metalúrgicos do RS; Guiomar Vidor, presidente da Federação dos Comerciários do RS; Pedro Pozenato, da CUT/RS; Abgail Pereira, da Contracs e CSC Nacional; Eremi Melo, representante da CNM. Também prestigiaram o encontro classista os vereadores do PCdoB, Renato Oliveira, de Caxias do Sul, e Manuela D’Avila, de Porto Alegre, e ainda o presidente municipal do PCdoB de Caxias do Sul, Déo Gomes.

O encontro segue neste sábado com debates sobre a atuação e a intervenção dos trabalhadores e do movimento sindical na política e na economia em busca de um Brasil Soberano, com desenvolvimento, emprego e valorização do trabalho.

De Caxias do Sul,
Márcia Carvalho