Congresso do PC da Venezuela debaterá programa e plano de ação

Nesta semana o Partido Comunista da Venezuela (PCV) conclui a etapa preparatória do seu 12º Congresso, com as Conferências dos Comitês Regionais em todo o país. Com elas, estará tudo preparado para que os delegados das células, Com

Serão cerca de 1.200 delegados de todo o país. Durante três dias eles debaterão o programa do partido, sua linha política para os próximos quatro anos e um plano de ação para as próximas eleições presidenciais e a defesa da Revolução Bolivariana.

A instalação do 12º Congresso, dia 20, será um grande ato de massas no Poliedro de Caracas, com a presença do povo venezuelano, autoridades do governo e representantes internacionais de partidos comunistas e movimentos revolucionários do mundo. Em especial, foi convidado o presidente da República Bolivariana da Venezuela e líder do processo revolucionário, comandante Hugo Chávez Frías.

As sessões de trabalho irão de 21 a 23, no Parque Central. Culminarão com a eleição do novo Comitê Central do PCV, com a tarefa de dirigir a organização nos próximos quatro anos.

Crescimento, quantidade e qualidade

As teses sobre a linha política, em debate no Congresso, afirmam em sua parte final: O momento atual exige que sejamois um partido melhor organizado, mais eficiente, mais profundamente enraizado entre as massas populares e mais consciente de nossa responsabilidade perante a história, para construir e dar perspectivas verdadeiramente revolucionárias e socialistas ao processo em curso".

E mais aidiante: "O crescimento quantitativo do partido nos últimos anos é um fato inegável e muito alentador. Mas para chegar a ser o autêntico partido de vanguarda que estamos chamados a ser […] temos que crescer também qualitativamente." Neste ponto o texto enfatiza a formação ideológica dos quadros e o fortalecimento das "instâncias e correias de comunicação e trabalho".

Seminário internacional

Como etapa preparatória, ocorrerá nos dias 18 e 19 o seminário ideológico internacional “O Socialismo Científico para o Século 21”. Estarão presentes mais de 60 delegações internacionais dos partidos comunistas e movimentos revolucionários do mundo, junto com destacadas personalidades da ciência e da cultura venezuelanas.

O debate terá quatro eixos temáticos: O imperialismo, novos traços da fase atual; Socialismo cientíufico, experiências e contribuições a sua construção; Luta de classes, cultura de dominação versus cultura de libertação; e Guerra de agressão e luta pela paz, caráter e formas da solidariedade internacional.

O Seminário é organizado pelo PCV e pelo Instituto de Estudos Político-Sociais Bolívar-Marx. Ocorrerá nas instalações da Universidade Bolivariana da Venezuela (UBV), em los Chaguaramos, Caracas.

Com informações
da Tribuna Popular,
órgão do PCV