Campos do Jordão: começa o maior evento da música erudita.br

Começa na noite deste sábado (8) o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão – o maior evento brasileiro da música erudita. Até o fim do mês são esperados 300 mil visitantes na pequena cidade encra

O festival movimenta a economia da cidade, que vive do turismo chique de inverno mas também da indústria – malharia e produtis alimentares. Neste início de festival 400 empregos temporários já foram ocupados e outros 400 ainda devem ser gerados. Os turistas grãfinos passam a conviver com outros, às vezes nada abonados, mas sempre admiradores da boa música.

 

Homenagem aos russos

 

A abertura oficial vai ser hoje à noite, no Auditório Cláudio Santoro com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), fundada em 1954.

 

A direção artística do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão escolheu como tema da 37ª edição as obras dos mestres russos Tchaikovsky, Stravinsky, Prokofiev, Shostakovich, Rimsky-Korsakov, Borodin e Mussorgsky, entre outros. O Festival renderá homenagem também ao 250º anivesrário do nascimento de Wolfgang Amadeus Mozart, comemorado este ano.

 

Durante 23 dias serão apresentados 42 concertos, recitais e espetáculos no Auditório Cláudio Santoro, grande parte deles com preços populares, além de muitos gratuitos na Praça do Capivari e nas Igrejas Santa Terezinha e São Benedito.

Destaques

Os destaques deste ano são muitos: a música de câmara internacional vem representada pelas cordas do Quarteto Borodin, os metais do German Brass e os sopros do Quinteto da Filarmônica de Berlim, a melhor orquestra do mundo, e ainda grandes músicos brasileiros como Nelson Freire, Antônio Meneses, Jean-Louis Steuerman, Alex Klein, Orquestra Acadêmica, OSB, Osesp e o compositor residente Edino Krieger.

 

O festival tem mais duas novidades. A primeira é a Mostra de Cinema que será realizada no Espaço Cultural Cinema Dr. Além entre 16 e 30 julho, às sextas-feiras e domingos, onde serão exibidos clássicos do cinema russo e filmes baseados na vida e obra de Mozart. A outra, uma reividincação antiga da cidade, o festival prossegue por mais dois fins de semana, dias 5 e 12 de agosto, esticando um pouco mais a temporada de inverno.

 

Confira a programação completa no site: http://www.festivalcamposdojordao.org.br/2006/

 

Com agências