Sem categoria

Brasil vai doar terreno para embaixada da Palestina em Brasília

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, vota nesta quarta-feira (18), o projeto de lei que autoriza o governo federal a doar um terreno em Brasília para as futuras instalações da embaixada da Palestina. De acordo

A iniciativa atende a um pedido feito pelo então presidente da Autoridade Palestina, Yasser Arafat. “À época, foi necessário lançar mão de recurso alternativo à doação, pelo fato de a Palestina ainda não ser um Estado com território constituído, em condições de oferecer reciprocidade”, explicou Amorim.



O Brasil tem votado favoravelmente às resoluções no âmbito das Nações Unidas em defesa da criação de um Estado palestino independente. Segundo Celso Amorim, “o Brasil não tem poupado esforços no sentido de melhorar as condições de vida do povo palestino e colaborar com a pacificação da região, a fim de levar à formação de um Estado palestino soberano, geograficamente coeso e economicamente viável”.



O deputado Nilson Mourão (PT-AC), relator da matéria, explicou que o Brasil é um histórico defensor da criação de um Estado palestino situado nos territórios ocupados por Israel desde 1967 (Cisjordânia, Faixa de Gaza e Jerusalém Oriental).



Ele lembrou que desde 1947, quando a Assembléia-Geral das Nações Unidas aprovou a resolução 181, o Brasil tem atuado de forma contundente quanto à criação de um Estado palestino que conviva pacificamente com Israel.



O Brasil mantém relações com a Organização para a Libertação da Palestina desde 1975, ano em que a entidade instalou seu escritório de representação no país.  Em 1993, por ocasião do primeiro acordo Israelo-Palestino de Oslo, decidiu-se, segundo o Itamaraty, elevar o status da representação palestina no Brasil para o de Delegação Especial Palestina no Brasil.



Desde 2004, o Brasil mantém escritório de representação em Ramallah.



Em 2006, na Conferência de Estocolmo, o Brasil doou US$500 mil para projetos humanitários na Palestina. Na Conferência de Doadores de Paris, de 2007, o país contribuiu com US$10 milhões.



No ano passado, o Brasil enviou uma missão técnica de cooperação aos territórios palestinos que decidiu pela implementação de programas nas áreas de eleições, saúde, educação, esportes e agricultura.



Fonte: Inforel