Sem categoria

Inflação oficial desacelera em fevereiro, diz IBGE

A inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) desacelerou em janeiro, devido à queda dos preços de alimentos e vestuário. O IPCA subiu 0,41%, abaixo da alta de 0,59% apurada em janeiro, informou ontem (10) o Instituto Brasileiro de

As medidas de núcleo também desaceleraram em fevereiro. O núcleo por exclusão passou de alta de 0,86% em janeiro para 0,71%. O núcleo por médias aparadas com suavização passou de 0,61% para 0,49% e o sem suavização foi de 0,61% para 0,42%. Os preços do grupo Alimentação e bebidas caíram 0,28% em fevereiro. O declínio deveu-se a quedas de produtos como cenoura, tomate, batata-inglesa, carne seca, feijão-preto e frango. Já os custos de açúcar refinado e açúcar cristal subiram cerca de 12% cada.

INPC

Os preços de Vestuário declinaram 1,11% devido a liquidações. A maior pressão positiva individual veio do item mensalidades escolares, de 0,21 ponto percentual e elevação de preços de 5,38%. Outras pressões de alta vieram de ônibus urbanos, com avanço 1,25%. Os combustíveis continuaram aumentando, mas em ritmo menor. O álcool avançou 2,88% em fevereiro, ante alta de 9,87% em janeiro, enquanto a gasolina subiu 0,57%, abaixo do avanço de 1,19% anterior.

A taxa de fevereiro foi a menor desde dezembro e deve desacelerar mais um pouco neste mês. O IBGE acrescentou que no ano até fevereiro, o IPCA está acumulado em 1,02% e nos últimos 12 meses, em 5,51%. O IPCA mede a variação dos preços para famílias com renda de até 40 salários mínimos nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Brasília e Goiânia. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) – que mede os preços para famílias com renda de até 8 salários – avançou 0,23%, abaixo da inflação de 0,38% em janeiro.

Com agências