Bolsa Família não chega a todos que teriam direito no Rio, Amapá e Distrito Federal

O programa Bolsa Família atingiu a meta de atender 11,1 milhões de famílias, segundo anunciou nesta semana o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Mas o governo admite que ainda há muito o que fazer

No Rio, ocorre falta de cadastramento das famílias por parte das prefeituras, junto às quais o MDS afirma estar trabalhando. No Amapá, somente 53% das famílias que se enquadram nos critérios do programa estão recebendo o beneficio. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) de 2004, aumentou o número de pessoas pobres na faixa de cobertura do benefício nesta região.

O Distrito Federal precisava ter 20 mil famílias a mais incluídas no Bolsa Família. Hoje, apenas 54% das 96 mil famílias que têm direito recebem o benefício. De acordo com a secretária nacional de Renda e Cidadania, Rosani Cunha, as novas famílias serão rapidamente incluídas. A expectativa é atingir 80%.

Por outro lado, os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná estão com mais de 100% de famílias atendidas pelo programa, porque houve redução da pobreza e ainda estão incluídas pessoas que não teriam mais direito ao benefício – que é de R$ 60 por família, mais R$ 17 por filho, até o limite de três.

Fonte: Radiobrás