Ministério do Esporte incentiva ensino do xadrez nas escolas

Cerca de 1,3 milhões de crianças atendidas nos programas Segundo Tempo e Xadrez nas Escolas podem contar com mais um reforço técnico pedagógico para a prática esportiva do xadrez. Está disponível desde sexta-feira (30/06),

Para conhecer o manual os interessados devem visitar a página do Programa Segundo Tempo no portal do Ministério do Esporte e clicar, no menu à esquerda, em Cartilha de Xadrez.

Nesta semana, 40 mil kits de Xadrez foram entregues pelo Ministério do Esporte aos 3.800 núcleos do Programa Segundo Tempo em todo o Brasil. Foram contemplados todos os convênios em vigência até o dia 30 de junho. As parcerias assinadas após esta data receberão os kits a partir de outubro.

Para o ministro Orlando Silva Jr., a prática do xadrez contribui para evoluir o desempenho escolar e para a descoberta de talentos dentro dos núcleos do programa. "Acreditamos que o xadrez é mais uma ferramenta oferecida pelo Segundo Tempo para que grandes ídolos sejam descobertos nos núcleos do programa", apostou o ministro, ao ressaltar que o Ministério do Esporte distribuiu em média, 10 kits por núcleo.

Uma equipe brasileira conquistou o 32º lugar na 37ª Olimpíada de Xadrez, realizada na Itália entre 19 de maio e 5 de junho. O mundial contou com a participação de 140 países representados por 2 mil atletas. Segundo o coordenador do programa Xadrez nas Escolas, Sólon Pereira, que acompanhou a delegação, essa foi uma excelente classificação. “O xadrez é contabilizado a cada meio ponto e o Brasil fez 29,5 pontos. Já o 12º classificado conquistou 32 pontos. Isso implica dizer que por um ponto o Brasil não ficou entre os 13 melhores do mundo”, avalia o técnico.

Segundo Tempo

Na semana passada, o ministro e o secretário Nacional de Esporte Educacional, João Ghizoni, entregaram 120 kits para o Instituto Pró Ação, entidade parceira que beneficia quatro mil crianças e adolescentes carentes no entorno do Distrito Federal. Com o ato, o Ministério do Esporte oficializou a distribuição nacional dos kits de xadrez para que mais de um milhão de jovens pratiquem a atividade.

Cerca de duas mil crianças estiveram presentes na ginásio de esportes do Clube Tropical de Valparaízo. Os estudantes Karine Costa, 10 anos, e Jefferson Sabino, 13 anos, receberam das mãos do ministro um dos kit´s, compostos por um tabuleiro e peças de xadrez.

“Nunca joguei xadrez mas sei que é um jogo que vai me ajudar bastante na escola”, disse Karine Costa. Ao demonstrar curiosidade em aprender, Jefferson Sabino, por sua vez, disse que iria ler, na internet, a cartilha com técnicas do xadrez. “Não vejo a hora de começar a praticar”, revelou.

Programa Xadrez nas Escolas

A iniciativa de assegurar a prática do xadrez em todos os núcleos do Segundo Tempo surgiu com os resultados positivos do programa Xadrez nas Escolas, uma parceria entre os ministérios do Esporte e da Educação com as secretarias estaduais. O projeto envolveu inicialmente 6,4 mil estudantes do Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco e Piauí foi ampliado ano passado para para mais de 300 mil alunos da rede pública estadual de ensino do País. A melhoria no rendimento escolar e a redução da dispersão dos alunos na sala de aula foram identificados entre os alunos enxadristas.

Fonte: Ministério do Esporte