Brasil é referência em tecnologia nuclear

Os deputados Fernando Ferro (PT-PE), Jorge Bittar (PT-RJ) e Mauro Passos (PT-SC), integrantes da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, destacaram a importância de o Brasil integrar, desde maio, o grupo de 10 países dotados d

De acordo com Fernando Ferro, que é também vice-líder da bancada petista na Câmara, além dos benefícios que vieram atrelados à conquista brasileira, o país mostra para as grandes potências mundiais a capacidade tecnológica e reafirma o compromisso com o uso pacífico da energia nuclear. "Esta é mais uma alternativa energética para um país que precisa fazer uso de todas as suas possibilidades tecnológicas. O nosso programa de enriquecimento de urânio é exclusivo para fins pacíficos, e o Brasil não deve aceitar qualquer tipo de pressão internacional", disse Ferro.

Sofisticação tecnológica

Para o deputado Jorge Bittar, o Brasil tem vários motivos para comemorar a conquista. Segundo ele, a tecnologia brasileira é muito sofisticada e traz reconhecimento internacional. "A nossa tecnologia é extremamente sofisticada e foi produzida unicamente por brasileiros", disse Bittar. "Além de ser superior às tecnologias das demais agências internacionais, ela foi obtida unicamente pela perseverança do Brasil, que, mesmo com uma série de restrições internacionais, conseguiu entrar para esse seleto grupo de países", disse.

Bittar lembrou que o país já vem realizando pesquisas na área desde a década de 1970 por meio da Marinha Brasileira. "Somos reconhecidos internacionalmente por esta tecnologia. E o melhor: não teremos que pagar nenhum tipo de royalty para fazer uso dela", observou. Segundo o parlamentar, a tecnologia brasileira abre caminho para outros investimentos em diversas áreas, como a mecânica e a medicina, e fará do Brasil uma referência no campo da energia nuclear.


Fontes energéticas

O deputado Mauro Passos também destacou a importância do programa de enriquecimento de urânio brasileiro, mas disse que o país deverá investir prioritariamente nas fontes renováveis de energia. "Nós já somos referência em energias renováveis, e o Brasil deverá manter sua matriz energética baseada nessas fontes". Mas ele ressaltou que o enriquecimento de urânio é uma tecnologia muito importante e fará do Brasil um dos grandes exportadores mundiais neste campo.

Artigo

O Embaixador do Brasil em Londres, José Mauricio Bustani, publicou recentemente um artigo no Jornal do Brasil ressaltando a importância da conquista brasileira. No artigo intitulado "Uma conquista que passou despercebida", o embaixador destacou as dificuldades enfrentadas pelos pesquisadores e pelo governo brasileiro para chegar a este reconhecimento. Bustani fez questão de reiterar os fins pacíficos da tecnologia nuclear desenvolvida no Brasil.

Fonte: Informes