Candidatura de Wagner é lançada oficialmente com ampla coligação na Bahia

Na disputa para o governo da Bahia em 2006, os partidos progressistas decidiram reeditar a grande aliança que em 86 culminou com a eleição de Waldir Pires governador e interrompeu depois de anos a hegemonia do poder do grupo do

O lançamento oficial da chapa “A Bahia de Todos Nós”, encabeçada pelo ex-ministro Jacques Wagner, do PT, aconteceu nesta sexta-feira, dia 30, em Salvador. No ato político que reuniu cerca de duas mil pessoas no Bahia Café Hall, foi anunciada a coligação com o PMDB, PCdoB, PV, PSB, PTB, PMN e PRB. Wagner contará ainda com o apoio informal de expressivos líderes políticos de outros partidos como PL, PSDB e PDT, a exemplo do prefeito de Salvador João Henrique Carneiro e do candidato pedetista ao Senado, o ex-governador João Durval.
“A aliança que se consolida neste palanque nos lembra o que aconteceu vinte anos atrás, quando elegemos Waldir Pires”, afirmou Wagner. O candidato disse estar convencido da vitória das forças progressistas sobre o obscurantismo que marca os partidos liderados pelo PFL e o que há de mais retrógrado na política nacional. Jacques Wagner começa a corrida eleitoral com o apoio de mais de 70 prefeitos de importantes municípios baianos e com o reconhecimento do povo baiano sobre o trabalho do governo federal. “A Bahia precisa se incluir neste momento tão importante vivido no país”. Com a aliança com o PMDB, que indicou o vice, Edmundo Pereira, ex-prefeito de Brumado, e a presença dos outros partidos na coligação, Wagner também amplia significativamente o seu tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.
Estiveram presentes ao ato os ministros do Esporte, Orlando Silva Junior, e o dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, mas coube ao Ministro da Defesa e ex-governador da Bahia, Waldir Pires, a tarefa de representar o presidente Luís Inácio Lula da Silva, que enviou uma carta saudando o candidato Jacques Wagner. Antes de ler o documento e visivelmente emocionado, o ex-governador lembrou: “Sempre que nos unimos, nós vencemos. Esse outono se encerra me dando muitas alegrias. Sabemos hoje que podemos ganhar no Brasil e na Bahia”. A carta do presidente enfatizou não apenas os laços de amizade com o seu ex-ministro da Coordenação Política, mas, sobretudo, o compromisso de Lula com a Bahia, um dos principais estados beneficiados com os programas do governo federal.
O também baiano Ministro do Esporte Orlando Silva disse que a candidatura de Jacques Wagner, apoiada pelo PCdo B, é a expressão do desejo por mais democracia, mais liberdade, justiça social e desenvolvimento econômico da Bahia. “Essa campanha, que começa próxima ao Dois de Julho, uma data histórica tão cara aos baianos e que marca a liberdade e a independência do nosso país, nos traz a confiança de que em outubro o povo da Bahia vai retomar o caminho do desenvolvimento elegendo Jacques Wagner governador.
Wagner agradece apoio do PCdoB
Em seu pronunciamento, o candidato Jaques Wagner ressaltou a maturidade política dos partidos que o apóiam, em especial a do PCdoB, que buscava a vaga para o Senado na chapa majoritária. “O PCdoB queria e tinha legitimidade para pleitear a candidatura da vereadora Olívia Santana, símbolo da luta das mulheres e dos negros, que poderia estar ao nosso lado e isso muito nos orgulharia. Mas o PCdoB foi gigante, entendeu que nós precisamos ganhar, no Brasil e na Bahia. Agradeço ao PCdoB por ter entendido que o momento é esse,” disse Wagner.
A chapa dará apoio ao ex-governador João Durval na disputa para o Senado, numa aliança informal, uma vez que tanto o PT quanto o PDT têm candidatos próprios a presidente da República e isso impede legalmente a coligação. O acordo é importante para Wagner, já que a aliança também inclui o apoio do prefeito pedetista João Henrique