Parlamento do Kuwait continua sem mulheres

Os resultados divulgados hoje pelas autoridades kuwaitianas, sobre a eleição legislativa disputada ontem em que, pela primeira vez, as mulheres perticiparam como eleitoras e candidatas, nenhuma mulher foi eleita, embora cerca de 57% do eleit

Segundo a imprensa do país árabe, a oposição ao governo ditatorial do Kuwait elegeu 33 das 50 cadeiras da Assembléia Nacional. Apesar do poder legislativo ser apenas simbólico, já que a última palavra pertence à monarquia governante do país, a mídia kuwaitiana afirmou que deverá haver mais críticas ao governo com a composição da próxima Assembléia.

A pressão por mudanças na sociedade kuwaitiana fez com que a monarquia aceitasse o voto feminino e também candidaturas femininas. As mulheres conquistaram direitos políticos no ano passado.

Durante a campanha, a oposição sublinhou que vai lutar por uma reforma eleitoral. Essa pressão fez com que o xeque governante do país, Sabá al-Ahmed al-Sabá a dissolvesse o antigo parlamento em maio.

Opositores pedem a redução do número de distritos eleitorais do país, que, segundo eles, abrem espaço para práticas clientelistas e corrupção.