Restauração da Acrópole enfrenta vários problemas na Grécia

A restauração dos templos de mármore da Acrópole de Atenas enfrenta um novo problema que pode adiar a conclusão da obra, já arrastada há décadas. O anúncio foi feito por autoridades gregas nesta quarta-feira (28/06).

Os restauradores procuram resgatar os monumentos, que formam o mais importante conjunto de relíquias da era de ouro de Atenas, da devastação provocada pelo tempo, poluição e desastres naturais. Mas o trabalho vem sendo atrasado por reveses repetidos.

O problema mais recente surgiu no templo de Athena Nike, do século 5 a.C., situado próximo ao Partenon — o monumento que domina a colina da Acrópole. O templo foi desmontado em 2000, e a intenção era que fosse restaurado em tempo para as Olimpíadas de 2004 em Atenas.

Agora, novos problemas descobertos nas fundações do templo adiaram a conclusão de um estudo técnico relativo a sua reconstrução. "Ocorreu novamente um pequeno atraso", disse o ministro da Cultura grego, George Voulgarakis, em coletiva de imprensa que se seguiu a um passeio pela Acrópole.

Segundo Voulgarakis, "agora é preciso implementar o estudo final — e pode ser necessário obter novos recursos financeiros para a reconstrução". Mais de 28 milhões de euros já foram gastos desde 1999 na restauração da Acrópole, e 86% desse valor foi fornecido pela União Européia.