Evo: domingo avançaremos para mudar nossa história

Fortalecido pelo elevado respaldo popular verificado por diversas pesquisas divulgadas recentemente, o presidente boliviano Evo Morales prognosticou hoje que seu partido ganhará as eleições da Assembléia Constit

O presidente fez a profecia em um discurso na inauguração de um novo hospital equipado pelo governo cubano na região de Tarabuco, no departamento de Sucre, em um ato do qual participou o embaixador de Cuba Rafael Dausá. No ato, Evo afirmou que seu partido, o Movimento ao Socialismo (MAS), ganhará as eleições com pelo menos 70% dos votos para consolidar e continuar na Constituite o atual processo de mudanças.

 

Duas pesquisas privadas difundidas no último fim de semana atribuíram ao presidente Evo Morales um apoio popular gigantesco. Segundo a sondagem da Apoyo, Opinión e Mercado, o presidente teria o respaldo de 75% nas quatro principais cidades do país, enquanto que outra pesquisa, da empresa Equipos Mori, indicou que ele tem aprovação de 81%.

 

A pesquisa verificou igualmente que 96% da cidadania apóia a nacionalização dos hidrocarbonetos decretada em maio passado e considerada medida emblemática do governo e definidora do processo de transformações. Entre os objetivos desse processo, segundo Evo, está a recuperação do território nacional e dos recursos naturais para o Estado, assim como o estabelecimento de um sistema político participativo e inclusivo em substituição ao velho regime oligárquico.

 

Para ele, na eleição de domingo "avançaremos para mudar nossa história", mesmo com a guerra suja de insultos e amedrontamentos, com matices de violência, por parte da forças opositoras, principalmente do grupo Poder Democrático Social (Podemos). Evo condenou enfaticamente a campanha dessa organização e outras tradicionais, que pretende falsamente mostrar que o governo se propõe eliminar a educação religiosa e deplorou que a Igreja Católica esteja sendo usada por partidos derrotados pelo povo e carentes de moral.

 

Evo fustigou particularmente as marchas de suposta defesa do catolicismo, organizadas pelos elementos desqualificados que utilizaram inclusive a crianças na manobra, fracassado o fim de semana último com um encontro entre o presidente e a hierarquia católica. Nessa reunião, ambas partes verificaram sua coincidência no respeito à liberdade religiosa e na pertinência de que a Assembléia Constituinte, a se instalar em 6 de agosto próximo, estabelecendo que a Bolívia é um Estado laico.

 

Sobre o referendo da autonomia dos departamentos que também será realizado no domingo, Evo se pronunciou favorável a aplicar esse regime aos indígenas e às regiões e lhes dar um caráter solidário e recíproco e não um de benefício à burguesia.

Cuba 

O presidente reiterou por outro lado seu reconhecimento à solidariedade de Cuba e destacou que o equipamento do hospital de Tarabuco é o décimo de um total de 20, o que se agrega à instalação de seis centros da Operação Milagre de cuidados oftamológicos. Segundo outra pesquisa de Equipos Mori, 72% da população apóia a presença dos médicos cubanos na Bolívia.

 

O semanário La Epoca consagrou na última edição o embaixador Dausá como personagem positivo da semana, pela ajuda de Cuba aos planos sociais do governo em matéria de saúde e educação, o qual atende grandes necessidades populares.

 

Da Redação

Com agências.