Gil completa 64 anos em Londres ao ritmo dos Beatles

Gilberto Gil completou 64 anos nesta segunda-feira comemorando a data com um show em Londres. O músico e ministro da Cultura do Brasil lembrou, durante o show, o ex-beatle Paul McCartney, que também chegou aos 64 neste mês.

Ovacionado pelo público londrino, Gil suspendeu por um dia suas obrigações como ministro e demonstrou que está em plena forma no evento, que levou 2.000 pessoas ao Barbican Centre. "Hoje completo 64 anos", anunciou o músico a uma platéia que enlouqueceu quando ele começou a cantar "When I'm Sixty-Four" ("Quando eu tinha 64 anos"), famosa canção dos Beatles na qual McCartney se perguntava como seria sua vida quando chegasse a essa idade.

No último dia 18, o ex-integrante do célebre quarteto de Liverpool pôde responder a essa pergunta. "Quando virem Paul, dêem uma 'Feliz aniversário' meu. Ele fez anos no domingo (18 de junho), e eu faço hoje", brincou Gil depois que o público cantou a melodia dos Beatles e um entusiasmado "Parabéns pra você".

A apresentação faz parte do festival "Tropicália", organizado pelo Barbican em comemoração aos 40 anos — que se completarão em 2007 — do movimento cultural que revolucionou a música popular brasileira no período da ditadura militar. Vários músicos brasileiros já se apresentaram no festival, entre eles Gal Costa, Tom Zé, Caetano Veloso, Mutantes e Afro-reggae.

De volta a Londres
O show na capital inglesa certamente deve ter trazido muitas lembranças para Gil, que se exilou lá em 1969, ao lado de Caetano Veloso, depois de ter sido submetido a um regime de confinamento.

No show desta segunda-feira, Gil relembrou alguns dos seus maiores sucessos, como "Andar com fé", "Vamos fugir", "Camarote" e "Toda menina baiana", os quais levantaram a platéia.

Gil também fez um tributo a Bob Marley e interpretou o clássico "Could You Be Loved" e uma particular versão em bossa nova de "Imagine", a célebre canção do ex-beatle John Lennon (1940-1980). Ovacionado pelo público, Gil mandou beijos e se despediu dançando aos gritos de "Obrigado, Londres!".