Administração Bush fala em retirada de tropas do Iraque

A Casa Branca revelou nesta segunda-feira ter elaborado um plano para reduzir o número de suas tropas de ocupação no Iraque. Segundo o governo americano, o principal comandante das forças de ocupação, o general Geor

O presidente George W. Bush disse que se reuniu com Casey, mas reiterou que qualquer decisão sobre a redução do contingente no Iraque será baseada na situação de campo, e a violência insurgente ainda persiste. O plano foi fortemente criticado no Congresso pelos representantes do Partido Democrata, que denunciaram que o projeto é bem parecido com suas reivindicações de um cronograma de retirada, só que, quando pressionavam pela redução do contingente, eram fortemente atacados pelos republicanos.

O jornal americano The New York Times afirmou no sábado que Casey havia elaborado um plano que começaria a reduzir as tropas dos EUA no Iraque em setembro, diminuindo o número de brigadas de combate das atuais 14 para cinco ou seis até o fim de 2007. Hoje, os EUA mantêm cerca de 130 mil soldados no Iraque.

Os senadores do Partido Democrata aproveitaram o plano de Casey para lembrar que passaram os últimos dias pedindo a retirada das tropas. "Na semana passada, os republicanos do Capitólio passaram o tempo todo atacando propostas de prazos e cronogramas no Iraque", disse o senador democrata John Kerry, que tentou apresentar uma proposta estabelecendo o prazo de 1º de julho de 2007 para a retirada.

"Esses planos são incrivelmente parecidos com aqueles que os republicanos passaram a última semana atacando. Será que os cães de briga do partido vão voltar agora seu veneno e sua campanha de desinformação contra o general Casey?", disse Kerry no domingo, em comunicado.

Os democratas acusaram o plano de retirada de ser mais uma estratégia eleitoreira dos republicanos para as eleições legislativas de novembro.