Gasoduto do Sul é ampliado até o Panamá

O anúncio foi feito pelo presidente venezuelano, Hugo Chávez, que esteve no Panamá por motivo dos 180º anos do Congresso Anfictiônico do Panamá promovido pelo libertador Simón Bolívar. Ele anunciou que no próximo dia 8 viajará a Col&ocirc

"Gás até o Panamá? Não estamos falando do impossível. Esperamos que possa vir da Colômbia, por debaixo da água", disse. Segundo Chávez, a ampliação do Gasoduto do Sul até o Panamá poderá ser construída rapidamente. O primeiro tubo do gasoduto, de 180 quilômetros, "pode ser o passo para um grande gasoduto Venezuela-Colômbia-Panamá".

 

Nesse sentido, Chávez afirmou que com esta obra, a Venezuela deseja garantir ao povo panamenho energia próxima, barata e segura, para os próximos cem anos. "Isso é o que queremos. Não queremos outra coisa".

 

O presidente venezuelano negou as declarações de congressistas norte-americanos que afirmaram que estava apoiando economicamente a campanha do candidato à Presidência da Nicarágua, Daniel Ortega. As afirmações dos republicanos e democratas Dan Burton, Tom Lantos e Jerry Weller, foram realizadas na última quarta-feira durante uma audiência do Comitê de Relações Internacionais da Câmara de Representantes.

 

Ele afirmou que as acusações têm o objetivo de semear a discórdia. "O império pretende separar a Venezuela dos demais países da região, é fascismo puro", disse.

 

Chávez desmentiu também que sua visita ao Panamá tenha sido para comprar o governo de Martín Torrijos. "Tenho um projeto sentimento de amizade pelo povo panamenho, não ando com um cheque comprando Torrijos, nem a Assembléia, que tem dignidade, não pretendo comprar nada".

Da Redação
Com agências.