Empresa chinesa assina acordo para explorar petróleo no Irã

A Sinopec, maior refinaria chinesa, assinou um contrato para a prospecção e exploração de um campo petrolífero no Irã, após a visita à China do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad.

A companhia informou ao portal de notícias People que a Sinopec e a estatal iraniana Oil Exploration Services Company (OESC) assinaram em 20 de junho um convênio para explorar conjuntamente a região de Garmsar. O valor do contrato não foi revelado. A jazida ocupa uma superfície de 12.183 quilômetros quadrados e é uma das 16 zonas petrolíferas para as quais o governo do Irã abriu licitação pública em 2003. Os chineses também esperam conseguir o direito de exploração dos campos de Khorramabad, Kuhdasht e Saveh.

 

 

Se os estudos confirmarem que a jazida de Garmsar é economicamente viável, seu aproveitamento será concedido à Sinopec, segundo os termos do acordo. Pequim e Teerã assinaram até agora mais de 100 acordos na área de energia. Vários deles através da Sinopec, que em 2001 conseguiu a exploração da jazida de Zavareh-Kashan. "O Irã tem a capacidade de oferecer energia à China e os dois países sempre tiveram boas relações.

 

 

A China não tem razão para abandonar uma fonte tão grande de energia", disse Liu Ming, subsecretário do Instituto de Países em Desenvolvimento da Academia de Ciências Sociais chinesa. "Embora haja um conflito entre Estados Unidos e Irã, as grandes companhias de petróleo continuam atuando nas jazidas iranianas. Inclusive as de países que mantêm uma estreita relação com os Estados Unidos, como o Japão", observou.

 

 

Com agências