Cármen Lúcia – segunda mulher na mais alta corte – toma posse no STF

A procuradora e professora Cármen Lúcia Antunes Rocha tomou posse nesta quarta-feira (21), como nova ministra e a segunda mulher a assumir vaga no Supremo Tribunal Federal. A cerimônia de posse, realizada no plenário do Tribunal, contou com a p

Seguindo a tradição, a sessão solene foi rápida e sem discursos. A presidente do STF, ministra Ellen Gracie abriu a sessão e, em seguida, a nova ministra leu o termo de posse prometendo cumprir "bem e fielmente" os deveres do cargo. Em seguida, Ellen Gracie deu boas-vindas à nova empossada em nome de todos os colegas. Ao final da solenidade, a nova ministra recebeu os cumprimentos no Salão Branco.

"O seu histórico profissional, seja como procuradora, seja como uma brilhante professora universitária, nos dão a certeza de que o seu desempenho nesta Corte trará o brilho invulgar da sua inteligência e uma extraordinária capacidade de trabalho. Desejamos nós, os seus colegas, que o exercício dessa nova função de julgar traga à Vossa Excelência muito sucesso e muita realização pessoal", comentou Ellen Gracie.

A procuradora do Estado de Minas Gerais e professora titular de Direito Constitucional da PUC de Minas, Cármen Lúcia Antunes Rocha, foi indicada para o cargo pelo presidente Lula, em substituição ao ministro Nelson Jobim, que se aposentou.

Perfil

A nova ministra nasceu em Montes Claros (MG), no dia 14 de abril de 1954. Formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) em 1977. Cinco anos depois, tornou-se mestre em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e, em seguida, doutorou-se em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Especializou-se em Direito de Empresa pela Fundação Dom Cabral.

Cármen Lúcia é procuradora do Estado de Minas Gerais, tendo sido procuradora-geral do Estado no governo de Itamar Franco, professora titular de Direito Constitucional da PUC-MG, membro da Comissão de Estudos Constitucionais do Conselho Federal da OAB e membro efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). Escreveu sete livros na área de Direito, integrou diversas bancas de concursos públicos e participou de mais de 300 conferências, palestras e debates, além de ter recebido diversos prêmios e condecorações.

A nova ministra nasceu em Montes Claros (MG), no dia 14 de abril de 1954. Formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) em 1977. Cinco anos depois, tornou-se mestre em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e, em seguida, doutorou-se em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Especializou-se em Direito de Empresa pela Fundação Dom Cabral. Cármen Lúcia é procuradora do Estado de Minas Gerais, tendo sido procuradora-geral do Estado no governo de Itamar Franco, professora titular de Direito Constitucional da PUC-MG, membro da Comissão de Estudos Constitucionais do Conselho Federal da OAB e membro efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). Escreveu sete livros na área de Direito, integrou diversas bancas de concursos públicos e participou de mais de 300 conferências, palestras e debates, além de ter recebido diversos prêmios e condecorações.

Fonte: STF