Humoristas paquistaneses fazem sucesso em TV indiana

Três humoristas paquistaneses estão entre os finalistas de um programa popular de TV na Índia, num sinal de que as relações culturais e esportivas começam a distender as relações tensas entre os dois p

Durante semanas, os humoristas Rauf Lala e a dupla formada por Ifan Malik e Ali Hasan, conhecida como "o Gordo e o Magro" paquistaneses, fizeram sucesso no programa "The Great Indian Laughter Challenge-II" (o grande desafio indiano do riso-II), até serem escolhidos para a etapa final do concurso através de votação pública.

O vencedor do concurso será decidido na sexta-feira, mas os humoristas paquistaneses disseram que o resultado final não tem importância. "Já somos vencedores pelo fato de termos sido recebidos com tanta simpatia e tanto amor pelo público indiano. Nosso trabalho foi tão apreciado que ele nos escolheu para a etapa final", disse Malik à Reuters.

Por cima das inimizades
A dinâmica indústria do entretenimento da Índia vem aproveitando o degelo das relações entre os dois países asiáticos rivais para criar co-produções e propostas de filmes, com astros de cada país atravessando a fronteira para o outro, coisas que até pouco tempo atrás teriam sido impensáveis.

Durante quatro décadas, filmes indianos foram proibidos no Paquistão. Hoje, no entanto, a televisão via satélite e o aumento da produção de DVDs piratas faz com que os paquistaneses possam assistir a filmes de Bollywood em suas casas.

Recentemente, a proibição vem sendo afrouxada de maneira seletiva, de modo que mais e mais filmes falados em hindi vêm sendo exibidos no Paquistão. "A arte não conhece barreiras e, em nosso caso, nem sequer existe diferença de língua ou cultura", disse Hasan. "Éramos assediados por fãs em Mumbai. As pessoas nos viam e nos diziam quanto gostavam de nossos show. É como estar no Paquistão."

Os dois países deram início a um processo de paz há dois anos, numa tentativa de pôr fim a décadas de enfrentamentos em torno da região da Caxemira, reivindicada por ambos. Desde que conquistaram a independência do domínio britânico, em 1947, Índia e Paquistão já travaram três guerras.