Bush e Lula conversam para acordo na OMC

Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e George W. Bush conversaram por telefone sobre as negociações para um novo acordo global de comércio que tem enfrentado dificuldades para avançar.

"O presidente Lula telefonou ao presidente (Bush) hoje de manhã para discutir o estado das negociações na Organização Mundial do Comércio (OMC) que estão em curso em Genebra", disse Frederick Jones, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca. "Os dois presidentes expressaram a importância de sucesso da Rodada de Doha e reforçaram que seus respectivos negociadores comerciais têm instruções para buscar um acordo compreensivo e benéfico para todos", acrescentou ele.

 

A Rodada de Doha foi iniciada em 2001 com o objetivo de impulsionar a economia mundial e tirar milhões de pessoas da pobreza por meio da redução de barreiras comerciais. No entanto, as negociações estão travadas já que os países ricos e pobres discordam sobre quem deve reduzir as barreiras comerciais primeiro e em que medida. Produtos agrícolas e manufaturados estão no centro das atenções na sede da OMC, em Genebra, onde equipes dos 149 países-membros se esforçam para chegar a um acerto até o fim do mês sobre como diminuir as tarifas e subsídios em ambos os lados.

 

Durante a conversa por telefone nesta segunda-feira, "o presidente Lula reconheceu e agradeceu ao presidente pela liderança que ele tem mostrado na OMC", disse o porta-voz norte-americano. Os dois presidentes também discutiram brevemente os esforços para reduzir a dependência do petróleo e promover fontes alternativas de energia. A ligação durou 20 minutos, segundo o porta-voz.

 

 

 

Com agências