China limita investimento estrangeiro em setor estratégico

O governo chinês limitará o investimento estrangeiro em setores estratégicos como o aço, a energia e o equipamento para estaleiros, devido a sua preocupação com a “segurança nacional” e a venda barata desses ativos, disse o jornal China Daily.

Um comitê ministerial dependente do Conselho de Estado (Executivo) será criado para controlar, mediante novas restrições, as compras de empresas estrangeiras nesses setores, segundo relatório do jornal chinês Wen Wei Po publicado no site do Ministério das Finanças. "O governo está preocupados com a possibilidade de a onda de aquisições em grande escala por parte de empresas estrangeiras pôr em perigo a segurança nacional", afirmou uma “fonte” no artigo.

 

Além disso, o governo está preocupado com as aquisições estrangeiras porque acham que elas podem prejudicar a competitividade das empresas chinesas se for permitido que as multinacionais assumam o controle de ativos-chave nesses setores a baixo preço. A preocupação pode ter impedido algumas tentativas recentes de compra por parte de multinacionais nos setores chineses de bancos e aço.

 

De fato, a Sany Corp., fabricante chinês de maquinaria, anunciou na semana passada que estava disposta a concorrer com o grupo privado norte-americano Carlyle pelo controle da chinesa Xugong Group Construction Machinery Co. O crescimento do investimento estrangeiro direto desacelerou entre janeiro e maio deste ano, quando ficou em US$ 22,99 bilhões, 2,78% a mais que no mesmo período de 2005. Entre janeiro e abril de 2006,o crescimento fora de 5,76%.

 

 

Com agências