Governador de Pando é preso por massacre na Bolívia

A imprensa boliviana divulgou nesta terça-feira (16) a prisão do governador de Pando, Leopoldo Fernández, em virtude da morte de pelo menos 15 pessoas em seu departamento, durante a onda de violência levado a cabo pelas forças de direita do país.

O governador, que nega as acusações, foi preso em Cobija, capital do departamento, localizado ao norte de La Paz. Fernández é acusado de ter ordenado o assassinato de diversos camponeses durante os confrontos na semana passada. A prisão teria sido feita no mesmo dia em que governo e oposição esperam chegar a um acordo para encerrar a crise política que atinge o país.



O governo e os representantes dos governadores opositores se reúnem nesta terça-feira pela terceira vez para realizar uma negociação que permita acabar com a onda de protestos. Deve ser anunciado nas próximas horas um pré-acordo para fixar as condições de diálogo que deve ser realizado entre as partes.



Em entrevista coletiva, o presidente Evo Morales afirmou que espera conseguir o acordo ainda no fim desta terça. O presidente ainda agradeceu o apoio que recebeu dos governos sul-americanos durante a cúpula realizada no Chile e afirmou que a detenção do governador de Pando é uma ação legal e constitucional, e que “as Forças Armadas estão cumprindo com o estado de sítio”. “Foi iniciado processo judicial de genocídio contra o governador de Pando”, disse o presidente da Bolívia.



“Tenham certeza de que vamos garantir autonomias departamentais e regionais”, acrescentou Evo, referindo-se à principal exigência dos governadores dos Estados opositores, com quem o governo negocia desde a semana passada as bases de um diálogo nacional. As conversas de Evo com a oposição excluem o governador de Pando, acusado pelo governo de ser o causador do massacre na cidade de Porvenir. A Procuradoria-Geral denunciou Fernández por crime de “genocídio na forma de massacre sangrento.



Da redação, com agências