Central de teleatendimento diminuirá filas no INSS

Depois de lançar a Central de Teleatendimento da Previdência Social hoje (16) em Recife (PE), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, em Olinda (PE), que o objetivo do serviço é evitar as filas nas agências do Instit

Os segurados do INSS residentes nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste poderão marcar perícias médicas para a obtenção do auxílio-doença, por telefone, a partir das 14h desta sexta-feira (16). A Central de Teleatendimento da Previdência Social foi lançada há pouco pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelo ministro Nelson Machado e pelo presidente do INSS, Valdir Moysés Simão. As ligações devem ser feitas para o número 135 e são gratuitas caso a discagem seja a partir de um telefone fixo. Ligações por meio de telefone celular terão o custo de uma chamada local.

A central funcionará de segunda a sábado, das 7h às 19h. Ao ligar para o 135, o segurado poderá agendar o dia e a hora e em qual Agência da Previdência Social (APS) realizará a perícia médica, necessária para a concessão do benefício de auxílio-doença, e que representa hoje 63% da demanda nas APSs. Também poderão ser agendados os pedidos de Prorrogação e Reconsideração desse benefício. Gradualmente, o agendamento da perícia será estendido para todo o país, sendo incluídos também o agendamento para outros serviços da Previdência Social.

Durante a solenidade, o ministro Nelson Machado lembrou ao presidente Lula as duas missões recebidas quando foi convidado para o cargo: combater as fraudes e o desperdício e melhorar o atendimento ao público. O ministro ressaltou que a entrada em operação da Central 135 representa um passo decisivo para a melhoria do atendimento, tendo em vista que mais de 60% das pessoas que procuram as unidades do INSS buscam a marcação da perícia médica para a obtenção do auxílio-doença. Como podem agora fazer o agendamento da perícia pelo telefone, a demanda nas Agências da Previdência Social vai diminuir e as filas tendem a diminuir na mesma proporção.

Nelson Machado listou ainda os passos já adotados para a melhoria do atendimento: o horário de atendimento ampliado nas agências, de seis horas para dez horas diárias; a proibição da distribuição de senhas, que tinha por finalidade limitar o atendimento; a determinação para que todos os segurados que estiverem nas agências sejam atendidos, mesmo após o final do expediente; realização de concurso público para a contratação de mais servidores e o investimento em tecnologia da informação. Outras ações foram a implantação do Programa de Gestão do Atendimento, que abrange, entre outros itens, a capacitação de servidores e a oferta de serviços pela Internet.

Além disso, estão programadas inaugurações de cinco Agências da Previdência Social de Benefícios por Incapacidade, cujo objetivo é centralizar perícias médicas de determinadas localidades para agilizar o atendimento. São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador e Belo Horizonte serão as primeiras cidades a receber essas unidades, até o final do ano.

Também participaram do lançamento da Central de Teleatendimento 135 o governador do Estado de Pernambuco, José Mendonça Filho, o prefeito do município de Recife, João Paulo, o ministro das Cidades, Márcio Fortes, a gerente-regional do INSS, Nara Castilho, além de parlamentares e outras autoridades.

Fonte: Ministério da Previdência