Emprego volta a crescer mais nas cidades que na área rural

As cidades voltaram a oferecer mais emprego que o interior do país, numa reviravolta do que vinha acontecendo nos últimos anos.

Estudo preliminar do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a ser divulgado na próxima semana no boletim trimestral sobre mercado de trabalho, mostrará que a ocupação nas regiões não metropolitanas perdeu fôlego em relação ao ritmo do emprego nas capitais. O autor do boletim, Marcelo Ávila, avalia que a nova tendência reflete a perda de dinamismo do agronegócio, afetado pela valorização do câmbio. "Temos sinais da reversão do crescimento do emprego do interior para as regiões metropolitanas. Falta muito a ser investigado, mas temos indícios, com base em simulações da PME (Pesquisa Mensal do Emprego)", revela Ávila.

De acordo com dados do Ministério do Trabalho, o emprego formal abriu 925 mil vagas em doze meses encerrados em maio de 2004, contra apenas 273 mil das regiões metropolitanas investigadas pelo IBGE. No mesmo mês do ano seguinte, em 2005, o emprego das cidades saltou para 1,6 milhão nos doze meses encerrados em maio, superando ligeiramente os 1,5 milhão de postos criados em âmbito nacional. Em abril desde ano (a PME de maio ainda não foi divulgada), os números se igualam, com a criação de cerca de 1,3 milhão de empregos nos últimos doze meses tanto pelas cidades quanto pelo País inteiro.

Ávila pondera que os números não são exatos, pois usou um método de aproximação para tornar a PME comparável à pesquisa do ministério do Trabalho, que apresenta dados do emprego formal de todo o País. A PME só detecta emprego em seis regiões metropolitanas. "Para chegar aos dados da PME, trabalhei como se todo o Brasil fosse metropolitano", disse."Se as regiões metropolitanas estão oferecendo vagas em ritmo acelerado em relação à média do País, significa que o emprego no interior está arrefecendo. Ainda não podemos dizer o que vai acontecer daqui para frente", completa o consultor do Ipea. A reversão de tendência do emprego acontece no momento em que o IBGE está anunciando a ampliação da PME para todo o Brasil, como já acontece com a Pesquisa Nacional de Amostragem por Domicílio (Pnad).

A informação é do
jornal Gazeta Mercantil