Lula na capa. 360 mil exemplares. É a “Revista do Brasil”.

O primeiro número da "Revista do Brasil" será distribuído a cerca de 360 mil sócios dos sindicatos participantes do novo projeto de comunicação popular. Publicada por um consórcio de entidades sindicais — tendo à

É outra publicação que entra firme na disputa pela democratização da mídia. Com sua alta tiragem, pretende disputar espaço com as publicações comerciais, mas sob o ponto de vista dos trabalhadores e trabalhadoras.

O projeto vem à luz depois de longo período de gestação. Dirigentes, jornalistas e apoiadores realizaram um sem-número de debates em busca de sua identidade editorial, seu desenho gráfico, seu nome e os temas que ocuparão suas páginas neste e nos próximos números.

Na edição de estréia, a matéria de capa traz uma análise da popularidade do presidente da República e do governo federal, com o título “O Segredo de Lula”. O texto procura responder a uma ´pergunta-chave das eleições 2006: “Um ano de bombardeiros na mídia e no Congresso não abalou a liderança do presidente. De onde vem essa resistência?”.

A revista começa a circular mensalmente, com 36 páginas. Vai crescer e chegar à circulação semanal — e também às bancas — em todo o país. Seu projeto editorial e gráfico combina idéias para debates, prestação de serviço, assuntos de interesse público com seriedade e prazer da leitura. Suas diretrizes serão os valores da ética, democracia, solidariedade, participação social e cidadania.

O porquê da revista
Pesquisa recente da BBC de Londres, feita em dez países, inclusive o Brasil, revelou que parcela significativa da opinião pública se sente insatisfeita com o que encontra na mídia. Além disso, mesmo com a quantidade enorme de jornais e revistas existentes, boa parte das pessoas não recebe em casa nenhum veículo. Algumas entidades de trabalhadores, percebendo a carência, mantêm ou já tiveram bem-sucedidas experiências com revista. Mas o custo é alto, não traz receita, não há fins comerciais — e isso sempre tornou difícil ampliar ou manter projetos dessa natureza.

A "Revista do Brasil" surge com o objetivo de vencer esse desafio e outros que virão. Resulta do esforço de pessoas que têm como objetivo fazer da informação também um projeto de transformação do país.

Da Redação, com dados
da CUT e da Agência Carta Maior