Sem categoria

Chefes de missões de paz da ONU se reúnem em Nova York

Um grupo de comandantes militares e outros integrantes de alto escalão das operações de paz das Nações Unidas está em Nova York para debater o funcionamento das missões em todo o mundo.

A Conferência Anual de Chefes do Componente Militar das missões é uma oportunidade para troca de experiências e avaliação de estratégias.

Um dos exemplos discutidos no evento é o modelo de paz e desenvolvimento que tem sido implementado pelas forças da ONU no Haiti, Minustah.

O contigente é comandado pelo general brasileiro Floriano Peixoto Vieira Neto. Nesta entrevista à Rádio ONU, durante a conferência, ele falou sobre o trabalho dos boinas-azuis na área social do Haiti.

"Nós praticamente trabalhamos no sentido de melhorar as condições da infraestrutura local. Estamos asfaltando determinadas ruas, pavimentando outras. Mas tudo isso dentro do escopo da missão de estabilização.Tudo isso que fazemos fora da cooperação internacional está protegido no mandato ou seja diz respeito à mobilidade, proteção e segurança da tropa", afirmou.

As tropas brasileiras no Haiti estão sendo comandadas pelo Brasil desde o início das forças em 2004. Ao todo a ONU tem 17 missões de paz com cerca de 115 mil membros civis e militares.

O encontro dos chefes militares das operações na sede da ONU termina nesta sexta-feira.

Fonte: Rádio ONU