Comunidade Andina busca consensos em meio à crise

Chanceleres das nações membros da Comunidade Andina (CAN) iniciam hoje um encontro em busca de consensos com o objetivo de superar a crise da organização aprofundada com a saída da Venezuela do bloco. O encontro é uma es

A CAN, criada há 37 anos com o acordo de Cartagena, atravessa uma das suas piores crises depois que Caracas anunciou em abril sua saída pela decisão de Lima e Bogotá de avançar com os Tratados de Livre Comércio (TLC) com Washington.

 

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, ressaltou no último dia 30 que este bloco estava morto, ao considerar que os TLC acordados por Peru e Colômbia com os Estados Unidos violam regulações e normas desta organização. Espera-se por um pronunciamento dos líderes andinos em torno deste tema e a posição da Bolívia, que se opõe igualmente a um acordo de livre comércio com os norte-americanos.

 

Segundo a agenda desta cúpula, o Conselho Ampliado de ministros de Relações Exteriores Andinos deverá ratificar os documentos que avaliarão amanhã os chefes de Estado do órgão. Depois da reunião, que se realizará em um hotel de Quito, haverá um pronunciamento de chanceleres que será confirmado pelos presidentes boliviano, Evo Morales; colombiano, Álvaro Uribe; peruano, Alejandro Toledo; e equatoriano, Alfredo Palácio.

 

Porta-vozes dos governos afirmam que no encontro será feita uma análise técnica dos documentos que ministros e presidentes tratarão na próxima terça-feira. No princípio, será avaliado o conteúdo do pedido que a CAN fará aos Estados Unidos para reclamar a ampliação das taxas aduaneiras andinas.

 

Tanto Quito como La Paz não têm assinado um Tratado de Livre Comércio (TLC) com Washington (Peru e Colômbia já o fizeram) desejam uma extensão desse acordo, que lhes permite ingressar seus produtos no mercado norte-americano sem taxas.

 

Os participantes do encontro também procurar uma posição conjunta a respeito do Acordo de Associação com a União Européia (UE) pois os europeus deram de prazo a este bloco até o dia 30 de julho para que se pronuncie sobre a possibilidade de negociar um acordo comercial.

 

Neste contexto, chegam ainda hoje à cidade os presidentes das nações andinas e o primeiro será Evo Morales, segundo informações oficiais, que assumirá a presidência temporária da CAN. Uribe e Toledo chegarão amanhã de manhã.

 

A reunião presidencial andina será realizada às 10h30 hora local e se estenderá até as 16h. Depois da clausura, os presidentes oferecerão uma coletiva de imprensa na qual informarão sobre os documentos aprovados.

 
Da Redação
Com agências.