Vidigal reafirma compromisso de valorizar a cultura popular

Ao participar de um ensaio do Bumba-Boi da Maioba, realizado no tradicional bairro da Praia Grande, no Centro Histórico de São Luís, o pré-candidato do PSB ao Governo do Maranhão, Edson Vidigal, reafirmou o compromisso de valorizar to

Ao participar de um ensaio do Bumba-Boi da Maioba, realizado no tradicional bairro da Praia Grande, no Centro Histórico de São Luís, o pré-candidato do PSB ao Governo do Maranhão, Edson Vidigal, reafirmou o compromisso de valorizar todas as manifestações e expressões da cultura popular do Maranhão. Acompanhado de sua esposa, Eurídice Vidigal, o ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça foi recebido em clima de festa pelos integrantes do maior grupo de bumba-boi da Ilha.

Contagiado pela animação dos integrantes do grupo, Vidigal voltou a defender a idéia de que sejam criados mecanismos de financiamento, para manter vivas as tradições culturais do povo maranhense. "A cultura não pode ser vista como despesa, e sim como um investimento", declarou Vidigal, ressaltando que o seu Plano de Metas, que está em fase de elaboração, contempla a valorização das mais diversas manifestações culturais do Estado.

Com apito no pescoço, sobraçando um maracá e envergando roupas estampadas, Chagas, o famoso cantador da Maioba, fez questão de cumprimentar Vidigal, a quem dedicou uma de suas toadas. O batalhão da Maioba se agitou na Praia Grande, com toda a trupiada em peso, ressoando os pandeirões, as matracas e os conjuntos de tambor-onça.

"Na nossa concepção, cultura não representa despesa. Gastar com a cultura representa investir no nosso potencial turístico e apostar na força das tradições e do poder de criação do nosso povo", salientou Vidigal que, no final do ensaio do Bumba-Boi da Maioba, foi aplaudido de pé pelos boeiros e folcloristas que lotaram a Praça Nauro Machado.