Artur supera Felício no voto e disputa presidência da CUT

O eletricitário Artur Henrique dos Santos será o único candidato da Articulação Sindical (ArtSind) à presidência da CUT. Depois de travar longo e aberto duelo contra o atual presidente da central, João Felício — que

A plenária decisiva da ArtSind foi realizada na noite desta quarta-feira (07/05), no Anhembi, em São Paulo, onde ocorre o 9º Congresso da Central Única dos Trabalhadores (Concut). Dos 1.441 delgados da Articulação, 789 votaram em Artur, e 652 preferiram Felício.

A diferença entre eles foi de apenas 9,5 % — o que surpreendeu assessores de Artur, atual secretário-geral da CUT. A apuração terminou na madrugada desta quinta-feira, por volta da 1h30, após votação secreta.

Mais surpreendente ainda foi o número total de delegados da ArtSind, que representa 57,8% dos 2.491 participantes do congresso. Dirigentes da Articulação estimavam ter pelo menos 60% dos participantes.

Composição da Executiva
A vitória de Artur — favorito mais do que nunca a ser o próximo presidente da CUT — favoreceu seu grupo na luta pelos cargos da próxima Executiva Nacional. Nas negociações, Felício ainda conseguiu as secretarias Geral e Internacional, além da Primeira-Tesouraria.

Para Artur, ficaram a Presidência, a Tesouraria, a Secretaria de Organização e a Primeira-Secretaria, entre outros cargos menos relevantes.

As eleições para a nova diretoria da CUT ocorrem amanhã (09). Além de Artur, o único candidato declarado à presidência é o metroviário Wagner Gomes, da Corrente Sindical Classista (CSC).

De São Paulo,
André Cintra