Governo Federal qualificará 3.800 trabalhadores do setor naval no RJ e PE

A parceria entre o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a Petrobras para qualificação de mão-de-obra especializada será estendida ao setor naval. Depois do Plano Setorial de Qualificação (Planseq) Petróleo e G

No Rio de Janeiro, a meta é qualificar 2.375 pessoas em mais de vinte ocupações, como soldador, eletricista e caldeireiro. As vagas estarão disponíveis para os municípios do Rio de Janeiro, Niterói, Itaboraí e Nova Iguaçu, além da região da Baixada Fluminense. O objetivo é treinar os trabalhadores para as obras de ampliação do setor portuário do Rio de Janeiro, que será recuperado para escoar a produção de petróleo e parte do comércio exterior.

Para atender à demanda, o MTE repassou recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) no valor de R$ 2 milhões. O Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai) e o Centro Federal de Educação Tecnológica estão entre as entidades responsáveis pela qualificação.

A outra etapa do Planseq Naval terá inicio em setembro e vai contemplar 1.500 trabalhadores de Pernambuco. Eles serão formados para atender obras de construção do consórcio Estaleiro Atlântico Sul, nas áreas metal-mecânica, metalúrgica e portuária, para ocupações de armador, pedreiro e carpinteiro.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos do Rio, que apóia a proposta, o início do projeto depende da liberação final dos recursos, o que só deve acontecer em agosto.

Qualificação

O MTE e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) firmaram, em março, Acordo de Cooperação Técnica para realização de diagnósticos de identificação das necessidades para o setor naval de Pernambuco e do Rio de Janeiro. A partir do levantamento do número de vagas para atender à demanda local, foi elaborado o Plano Setorial de Qualificação para o setor.

Para participar dos cursos de formação do Planseq é necessário ter concluído o ensino fundamental, ter no mínimo 18 anos completos, estar desempregado e residir na região onde há a demanda por mão-de-obra.