Organização do Pan divulga panorama sobre instalações e investimentos

Um panorama das últimas ações do Co-Rio e do Governo Federal em compromisso com a realização dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007 foi apresentado pelos membros do Comitê Organizador dos Jogos no dia 1º de junho, no Rio

Na apresentação, o presidente do Co-Rio reiterou o discurso do ministro do Esporte, Orlando Silva, em Buenos Aires, e afirmou que os Jogos Pan-Americanos Rio 2007 irão mudar a história do esporte brasileiro. "O megaevento é o divisor de águas para os atletas brasileiros", animou-se Nuzman.

Um dos destaques da apresentação foi a situação da Vila Militar Deodoro. De acordo com o sub-secretário de Operações do Co-Rio, Márcio Cilente, os recursos para o início das obras já foram disponibilizados pelo Governo Federal. “O Complexo Esportivo de Deodoro abrigará cinco modalidades: pentatlo, hipismo, tiro esportivo, tiro com arco e hóquei sobre grama”, afirmou. Cilente destacou também as obras do Autódromo, que receberam R$ 60 milhões do Governo Federal. No Autódromo, serão construídos a arena esportiva permanente, o parque aquático permanente e o velódromo.

A Barra da Tijuca concentrará mais de 50% das competições. Na Vila Pan-Americana, está sendo montada uma estrutura de hospedagem, transporte e alimentação, além de atendimento médico na Policlínica. A quatro quilômetros da Vila, o Centro de Convenções RioCentro abrigará os centros internacionais de TV e imprensa. Para atender também às demandas de disponibilidade de equipamentos dentro dos perímetros das instalações esportivas, o Ministério do Esporte já investiu R$ 6 milhões para aquisição de equipamentos esportivos, e a última importação está prevista para até o final deste ano.

A experiência do Comitê Organizador do Pan nos Jogos de Melbourne 2006, na Austrália, foi citada pelo secretário geral do Co-Rio, Carlos Roberto Osório, como uma contribuição valiosa para a excelência do evento do próximo ano. "Participamos diretamente da organização dos Jogos de Melbourne, o que é de fundamental importância para acumularmos conhecimento e experiência e garantirmos a melhor estrutura possível para o PAN 2007", afirmou. Osório destacou também as considerações da ODEPA depois da terceira visita de inspeção às instalações dos Jogos, realizada em maio último. Na ocasião, a Organização dos Jogos foi amplamente elogiada, principalmente pelo comprometimento do Ministério do Esporte com a qualificada realização dos jogos. A assembléia foi a última realizada pela ODEPA antes do PAN 2007.