Senado dos EUA derruba proibição de união homossexual

O Senado americano bloqueou uma emenda constitucional proibindo uniões entre pessoas do mesmo sexo. Bush defendia a proibição, insistindo que a união "entre um homem e uma mulher é a instituição mais f

A proposta teve apenas 49 votos a favor. Onze a menos do que os 60 necessários. Emendas constitucionais precisam de dois terços de apoio tanto do Senado, como da Câmara dos Representantes. Uma proposta semelhante já havia sido derrotada em 2004.

Políticos do Partido Democrata acusam Bush de "promover cinicamente" um tema que tinha poucas chances de aprovação no Congresso, apelando para sua base republicana, de olho nas eleições de novembro.

Uniões homossexuais têm sido tema de diversos debates nos Estados Unidos desde que Massachusetts tornou-se o primeiro Estado a emitir licenças de união para homossexuais, em 2004. Desde então, 45 dos 50 Estados americanos aprovaram leis estaduais ou emendas à constituição estadual proibindo uniões entre pessoas do mesmo sexo.

Várias das leis proibindo uniões homossexuais foram rejeitadas por juízes estaduais, incluindo o Distrito de Columbia (Washington), a Califónia e Nova York. Os estados de Massachusetts, Vermont e Connecticut são os únicos que realizam uniões do mesmo sexo.

Com agências internacionais