Discórdia entre grupos palestinos adia decisão sobre plebiscito

O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, decidiu dar mais três dias para que o seu partido, o Fatá, e o Hamas, que governa a ANP, entrem em acordo sobre um programa de 18 pontos que foi aceito por várias organizações,

Se a discórdia continuar, Abbas prometeu que convocará um plebiscito para decidir a questão. Hamas e Fatá têm estado vivido uma série de divergências desde que o primeiro venceu as eleições parlamentares e assumiu o governo palestino, no início deste ano.

Abbas há dez dias havia dado como prazo final a meia-noite desta segunda-feira. No entanto, nesta terça decidiu ampliar o prazo antes de definir uma data para o referendo.

O plano que Abbas quer votar é um programa de 18 pontos que foi acordado por várias organizações políticas palestinas, incluindo líderes do Hamas e do Fatá presos em Israel.

O documento propõe a criação de um Estado palestino, desde que os territórios palestinos incluam as terras que estavam sob seu controle até a guerra de 1967, incluindo a parte oriental de Jerusalém. Com isso, indiretamente reconhece a existência de Israel.

Outro ponto defendido no documento é o direito de refugiados palestinos de retornarem para suas casas, dentro do que é hoje Israel. Milhares de palestinos deixaram suas casas que ficaram dentro do território israelense depois da criação de Israel, em 1948.

O hamas discute os dois principais pontos do documento, já que não quer reconhecer Israel se este Estado se recusar a cessar a ocupação e as agressões contra o povo palestino. O Hamas pede mais tempo para examinar o texto, já que o partido recusa-se a reconhecer o direito de existência de Israel.

Alguns partidários do Hamas acusam Abbas de usar o referendo para enfraquecer seu governo. Um porta-voz do governo do Hamas disse que a decisão de dar mais tempo para terminar as conversações é bem-vinda.

Com agências internacionais