Araguaya – A Conspiração do Silêncio estréia nos cinemas

Araguaia – Uma guerrilha pela Liberdade. Como imaginar a vida nos dias de hoje sem a agilidade da internet, que traz a cada segundo informações sobre os mais variados assuntos, sem censura. Um advento da tecnologia. Sem dúvida. Mas ant

A partir desta sexta-feira, 26 de maio, a juventude de hoje – que goza dessa liberdade -, e a de ontem – que arrancou essa liberdade com a própria vida -, poderá ver nas telas do cinema um pouco da história da luta contra a ditadura militar no Brasil. O filme Araguaya – A Conspiração do Silêncio, de Ronaldo Duque, entra em cartaz em circuito comercial depois de 2 anos de finalizado.

Estudantes universitários de todo o Brasil tiveram a oportunidade de assistir a uma amostra do filme, que acompanhou as andanças da Caravana de Cultura da UNE – Paschoal Carlos Magno, em 2004.

Conspiração do Silêncio conta a história da Guerrilha do Araguaia: movimento que reuniu militantes do Partido Comunista do Brasil (estudantes universitários, operários, intelectuais, trabalhadores) que foram viver na região do Araguaia para organizar a resistência contra a ditadura militar).

"É a história de uma juventude totalmente convencida do que estava fazendo. Seria leviano achar, 30 anos depois, que aquilo foi uma porra-louquice. Costumo dizer que Araguaia é um filme de ficção com argumento documental. No Brasil ainda são poucos", afirma o cineasta Ronaldo Duque.

Entre a disciplina e o sentimento


O filme procura entrelaçar a determinação de homens e mulheres ao se desprenderem de suas vidas na cidade para ingressarem num universo desconhecido, num ambiente hostil, para lutar contra a ditadura. No meio da floresta, o apoio e a solidariedade vêm do povo da região. E ao mostrar a abnegação militante e o pragmatismo que acompanha decisões difíceis em situações extremas, os personagens da Guerrilha, e da Conspiração do Silêncio são pessoas reais, munidas de emoções, contradições, dúvidas.

Essa é a situação de Alice (Rosanne Holland) personagem que se baseia na guerrilheira Criméia, que engravidou na selva, e conseguiu furar o cerco militar para ter o seu filho, e acabou sendo uma das poucas sobreviventes civis do conflito. Tanto Genoíno, quanto Criméia fazem depoimentos no filme.

Em meio à rigidez e disciplina que precisam ser seguidos por todos, há espaço para comemorar um aniversário, para cantorias, mostrando que além da convicção em torno da luta, outro combustível que movia aqueles jovens era o amor.

Um dos heróis da Guerrilha foi Oswaldão. As histórias de seus feitos na mata se tornaram lendas na região. Norton Nascimento encarna Orlando Costa, estudante de engenharia que fez curso de guerrilha na China. Oswaldão é um dos eixos centrais da história. A professora aposentada Victoria Grabois, 60 anos, que perdeu o pai, Maurício, o irmão André e o marido, Gilberto Olímpio, no conflito diz que "Oswaldão era uma pessoa de coração enorme e que deu a vida pelo seu país.
Não sei se esse filme pode ajudar as famílias dos 60 desaparecidos a encontrar o paradeiro deles, mas pelo menos pode divulgar para quem viveu aquela época que houve um movimento de resistência no Brasil".

Os desafios de uma história real


Duque enfrentou vários obstáculos para concretizar o projeto de Araguaya – A Conspiração do Silêncio. Além das difíceis locações, no meio da mata na região amazônica, o clima úmido e chuvoso que acompanhou as 11 semanas de filmagens, o principal desafio foi coletar dados oficiais e informações sobre a Guerrilha, episódio que foi riscado da história oficial do país. "Foram quase 20 anos preparando a visão sobre uma região cujos habitantes até hoje parecem viver à sombra do medo", diz Duque. Centenas de depoimentos foram ouvidos de historiadores, sobreviventes, militares e parentes das vítimas ao longo de 10 anos de trabalho.

Recentemente, o Governo Federal criou uma comissão encarregada de encontrar os corpos dos desaparecidos políticos e há uma determinação da Justiça que garante a quebra de sigilo de todos os documentos referentes às operações militares no Araguaia. Duque ressalta que não tem pretensão de criar polêmicas com o Governo, mas não se surpreende com as coincidências dos fatos. "A história borbulha, e estamos contanto história de gente viva, que briga por dignidade", ressalta Duque.

O filme foi orçado em seis milhões de reais. Ganhou o Prêmio Especial do Júri no Festival de Gramado 2004 e o primeiro concurso de Roteiros do Pólo de Cinema e Vídeo de Brasília, além do Prêmio de Desenvolvimento de Projetos e o Prêmio Mais Cinema.

Ficha Técnica

Título Original: Araguaya, Conspiração do Silêncio
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 105 min.
Ano de Lançamento (Brasil): 2004
Direção: Ronaldo Duque
Roteiro: Ronaldo Duque, Guilherme Reis e Paula Simas
Produção: Ronaldo Duque e Marcio Curi
Direção de fotografia: Luís Abramo e Jacques Cheuiche
Direção de arte: Pedro Daldegan e Eurico Rocha
Figurino: Maria Carmem Souza
Som: Chico Bororo
Música original: Renio Quintas
Montagem: André Cardoso


Por Renata Mielli