10º edição do Florianópolis Audiovisual do Mercosul é um sucesso

Aberto em Florianópolis na noite de sexta-feira (02) o 10º FAM – Florianópolis Audiovisual do Mercosul, que prossegue até a noite do dia 09/06. O FAM comemora uma década e consolida-se como uma das mais importantes vitrines

As mostras competitivas trazem 103 concorrentes. Somados aos convidados, o público dispõe de 130 filmes durante os oito dias de festival. Fora de competição, o FAM apresenta, entre outras mostras, oito longas-metragens do Mercosul
O Festival ocorre no teatro do Centro Integrado de Cultura, que durante uma semana vira uma grande sala de cinema. Nas sessões mais concorridas, as 900 poltronas às vezes são insuficientes. A última edição computou mais de 20 mil expectadores, e este número certamente crescerá este ano.
 
“O FAM já é reconhecido nacional e internacionalmente, pelo empenho na integração da produção audiovisual na América Latina”, enfatizou Antônio Celso dos Santos, coordenador geral, na solenidade de abertura.
As autoridades presentes ressaltaram a garra e a dedicação nestes dez anos de festival. “Sou testemunha desta década de batalha e esforço”, afirmou o vereador Márcio de Souza (PT), representando a Câmara de Vereadores da Capital catarinense.
A Senadora Ideli Salvati (PT/SC) citou a luta pela regulamentação do mercado audiovisual no país. “Somos uma nação sem tela e os grandes não querem que a realidade mude. O FAM é um espaço de luta, de resistência, de ousadia”, apontou.
A deputada federal Luci Choinacki (PT/SC) também destacou a importância de abrir espaços cada vez maiores para a produção audiovisual dos países latino-americanos. Para o presidente do Fórum dos Festivais, Alfredo Bertini, que estava há três anos sem participar do FAM, elogiou os avanços, principalmente na estrutura e debate sobre integração.
Também participou da solenidade de abertura, Caio Cavichiolli, representando a Fundação Catarinense de Cultura. A vereadora do PCdoB, Ângela Albino, prestigiou o evento e destacou a importância do FAM no cenário internacional.
10 anos em defesa do audiovisual e da difusão cultural
Em 1997 a Associação Panvision deu vida ao FAM, hoje um dos mais importantes eventos audiovisuais da região sul. Em 10 anos a produtora conquistou o reconhecimento do público e da classe pelo trabalho de difusão cultural das diversas cinematografias do Brasil e do Mercosul. 712 títulos já participaram do FAM nos últimos nove anos, entre curtas e longas-metragens, vídeos e filmes 16mm e 35mm. Somados aos desse ano, o currículo do festival passa a contar com 842 trabalhos exibidos.
O Fórum Audiovisual Mercosul, o outro pilar do FAM, apresenta sempre o que há de contemporâneo e pontual nas discussões políticas do setor. Foi ele o embrião do evento que, associado às mostras de filmes, passou a chamar-se Florianópolis Audiovisual Mercosul.
A Mostra Itinerante percorre o interior do estado após o FAM e contempla um dos objetivos da Associação Panvision: promover o acesso e democratização da oferta de bens culturais à população. A gratuidade de todas as sessões tem o objetivo de promover a formação de público e aprimorar a cidadania cultural.
Assessoria de Imprensa do FAM
Colaborou Vinícius Puhl