Em busca do voto nordestino, Alckmin dá razão a ACM

O presidenciável tucano, Geraldo Alckmin, continua, desde abril, em busca de votos no Nordeste, onde aparece com 12% das intenções de voto, no Datafolha, 10,1% no Sensus, 8% no Ibope, e 5%, no Vox Populi. Neste domingo (4), esteve em G

Na visita Alckmin enfrentou o conflito declarado entre o PFL e o PSDB locais – o presidente do Diretório Estadual tucano, deputado Jutahy Júnior, não aceita a aliança com a oligarquia “carlista”, do senador pefelista Antonio Carlos Magalhães.

O presidenciável esqueceu os coreligionários do PSDB-BA e preferiu ACM. Disse que “o senador ACM tem razão” até quando este o criticou, dizendo que que "a campanha de Alckmin tem muitos soldados e poucas armas" e que a de Lula "tem poucos soldados, mas armados até os dentes".

"Paz e amor"?

Outro dilema vivido por Alckmin é entre atacar e não atacar seu adversário, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que continua a fortalecer no Nordeste um bunker eleitoral aparentemente inexpugnável. "Não vou endurecer o tom da campanha. Vai ser Paz e amor, com muito trabalho", prometeu Alckmin. Mas em seguida atacou.

Alckmin desta vez acusou Lula de  “totalmente anti-republicano” e seus apoiadores de “abusados porque não respeitam a Lei”. Disse que o presidente “já voou 74 mil quilômetros de Airbus com Boeing atrás e dois helicópteros Puma fazendo campanha", numa "farra publicitária" que contrariaria o critério jurídico da "razoabilidade".

Mas o oposicionista teve a cautela de se comprometer com a manutenção do Bolsa Família e outros programas sociais do governo Lula. “Vamos manter, aperfeiçoar e ampliar", prometeu.

Numa exposição local, Alckmin, que tem fama de beato e é ligado à organização fundamentalista Opus Dei, comprou imagens de santos. Talvez tencione recorrer a eles em busca de pelo menos sair do dígito único na intenção de voto dos nordestinos, quando chegar a próxima rodada de pesquisas eleitorais.

Com agências