Eleições no Peru: boca-de-urna dá vantagem a García

Alan García, deve ser o novo presidente do Peru, a julgar pelas pesquisas de boca-de-urna divulgadas pela TV local após o fechamento das urnas, às 16 horas locais (18 horas em Brasília). O Instituto Apoyo apontou  52,8% dos votos válidos para

Devido a pequena diferença, ainda não é possível confirmar a vitória do ex-presidente, candidato do Partido Aprista Peruano (PAP),  sobre o candidato nacionalista da coligação União Pelo Peru, tenente-coronel Ollanta Humala.
Outro instituto, o Datum, atribuiu a Garcia uma vantagem maior – 54,9% dos votos válidos. Mas é difícil saber como foi a votação nas zonas rurais do país andino, onde Humala concentra o seu eleitorado.
O Escritório Nacional de Processos Eleitorais (Onpe) deve anunciar o resultado parcial do pleito às 20 horas locais (22h em Brasília). Segundo a entidade, pelo menos 95% dos votos estarão contabilizados já na segunda-feira.
As urnas foram fechadas dentro do horário previsto após oito horas de votação. Ainda não há informações sobre a taxa de comparecimento dos 16 milhões de eleitores peruanos.
Com agências