Relançado livro-reportagem que conta origens de Lula

 “Lula, o Início” será relançado em 7 de junho, com noite de autógrafos na Livraria Argumento, no Rio (RJ). Abordando a infância pobre, as greves, a prisão e as origens do PT, o livro-reportagem de Mário Morel mostra c

“Onde Lula chegará só Deus e a Lei de Segurança Nacional sabem”, dizia a orelha do livro “Lula, o Metalúrgico — Anatomia de uma Liderança”, publicado pela Nova Fronteira em 1981. Vinte e cinco anos depois, com Lula presidente do Brasil, eleito pelo Partido dos Trabalhadores que ajudou a fundar, este livro se transformou num documento histórico e jornalístico excepcional.

Daí seu relançamento pela Nova Fronteira, com o título “Lula, o Início”. Além das entrevistas e perfis originais, o livro traz uma apresentação assinada pelo jornalista Alberto Dines e um novo prefácio de Mário Morel, que contextualiza a reportagem feita em São Bernardo.

Também há um caderno de fotografias com 16 páginas e um apêndice que resume a trajetória posterior dos principais personagens citados. É uma leitura fundamental para quem quiser entender as origens do fenômeno Lula — e de que maneira o seu passado se espelha no seu presente, sobretudo neste momento em que o PT enfrenta a mais grave crise de sua história.

“Lula, o Início” conduz o leitor numa verdadeira viagem ao passado — que ajuda a entender os caminhos seguidos por Lula nos últimos 25 anos e os descaminhos do PT após chegar ao poder.