Grande público se delicia com o amargo no lançamento do livro de Adalberto Monteiro

Ao som do Quarteto de cordas e saboreando pratos amargos e doces, quase 200 pessoas estiveram ontem na sede da União Brasileira de escritores – Seção Goiás para o lançamento do livro de poemas “

As delícias do Amargo & uma Homenagem* foi lançado ontem em Goiânia com grande público na sede da UBE – União Brasileira de Escritores que está completando este mês 61 anos de fundação. Várias personalidades, representantes de entidades e escritores estiveram presentes, entre eles Aldo Arantes, presidente do PCdoB goiano, o deputado estadual Fábio Tokarski, a presidente da UBE, Maria Luisa Ribeiro, o presidente da AGL Geraldo Coelho Vaz, e os escritores, Miguel Jorge, Aidenor Aires, Brasigóis Felício, Silvio Costa, Edival Lourenço, o professor doutor da Universidade Federal de Goiás Egmar Chaveiro, entre outros. Quase 200 pessoas lotaram os salões da UBE ouvindo o Quarteto de Cordas de Goiânia e saboreando uma mesa de pratos amargos como pastel de gueiroba, pasta de jiló, e jurubeba contrastando com o doce do açúcar e chocolate. Todos se deliciaram com os pratos, a música e os poemas. Como o próprio autor disse, “a poesia instiga ao rompimento das grades da rotina e o conduz para conhecer outros sabores, outros prazeres, outros continentes, além de convidá-lo a abraçar causas libertárias, e foi assim no seu lançamento. A presença do grande público foi uma surpresa para o ex-presidente do PCdoB goiano, pois Adalberto está morando há 4 anos em São Paulo. Segundo ele, a poesia tem sua ressonância em Goiás e isso explica pelo êxito do lançamento do seu livro de poemas.
O livro já foi lançado, dia 30 de março, na Bienal do livro de São Paulo e em abril, no Recife, ontem em Goiânia. Hoje Adalberto lança seu livro em Teresina, no Piauí, seu estado de origem.
A homenagem a que se refere o título do livro é um tributo do poeta a um brasileiro que dedicou toda sua vida a luta política e a causa socialista, João Amazonas e ao seu pai, Antônio Alves Monteiro, mais um entre tantos nordestinos migrantes que veio para a capital de Goiás para tentar uma vida mais digna.
No intervalo do evento, Adalberto Monteiro recitou alguns poemas de seu livro e agradeceu juntamente com a presidente da UBE a presença de todos.
 
Livros anteriores: Os Sonhos e os Séculos (1991) e
Verbos do Amor & outros Versos (1997)
 
 
*As delícias do amargo & uma homenagem (de Adalberto Monteiro), Editora Anita Garibaldi, São Paulo-SP, 2006, 208 páginas, R$ 25,00

Eliz Brandão
Secretária de Comunicação
PCdoB – Goiânia