UJS/Ceará mobiliza mais de 1200 jovens para Congresso Estadual

A União da Juventude Socialista do Ceará vive um do momento histórico. Rumo ao 13º Congresso Nacional, num processo rico de debates e que teve inicio com as assembléias de núcleos, reuniu entres os meses de março e maio mais

A combativa militância da União da Juventude Socialista do Ceará vive um do momento histórico na vida da entidade. Rumo ao 13º Congresso Nacional , num processo rico de debates e que teve inicio com as assembléias de núcleos, reuniu entres os meses de março e maio mais de 1200 jovens, em cerca de 20 congressos municipais realizados.

Em Quixadá, cidade pólo da região do sertão central, 164 jovens se filiaram à UJS e mais de 100 participaram do congresso municipal. Entre os filiados, o presidente da UMES, presidentes de grêmios, universitários e lideranças do movimento cultural da cidade. Em Aracati, no litoral leste, foram mobilizados 140 jovens que discutiram a conjuntura local, o movimento estudantil secundarista e universitário e apontaram propostas para a atuação da UJS nas diversas frentes. Mas, foi mesmo em Morada Nova, uma das principais cidades da região jaguaribana, que a coisa pegou. Superando a expectativa da direção estadual a moçada reuniu no congresso municipal mais de 300 jovens, num evento que mobilizou a cidade, com várias lideranças locais participando. Em Sobral, na região norte do estado, que sediará o 9º Congresso Estadual, a UJS já está organizada há mais de 10 anos. Tem direções de núcleos consolidadas, tendo realizado nesse processo um congresso com ênfase para a necessidade da retomada do movimento estudantil na cidade e da participação da juventude nas eleições.

Em Fortaleza foram mobilizados 200 jovens, divididos em 10 núcleos. O Congresso aconteceu no último dia 27 de maio e elegeu presidente Gérson Meneses, estudante secundarista e ex-diretor da UBES. Marcaram presença no evento o vereador comunista Lula Morais, o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Santana do Acaraú João Ananias, a Democracia Socialista e a juventude do MR8. A discussão rolou em quatro grupos de discussão e, no final, uma importante moção de apoio à pré-candidatura de Inácio Arruda ao senado foi aprovada por unanimidade.

Aconteceram ainda congressos municipais em: Icapuí, Fortim, Palhano, Itapipoca, Morada Nova, Limoeiro do Norte, Camocim, Acaraú, Meruoca, Ararendá, Nova Russas, Crato, Juazeiro do Norte, Potengi, Canindé.

Congresso em Sobral

Neste final de semana a UJS/Ce realiza seu Congresso Estadual na cidade de Sobral, uma das mais importantes do Estado, situada a 230km ao norte de Fortaleza. O Congresso deverá reunir pelo menos 200 representantes das várias cidades que realizaram congressos municipais. A programação será no Centro de Convenções da cidade e a abertura nesta sexta-feira, as 19 horas, no Campus da Betânia da Universidade Vale do Acaraú – UVA.

Segundo Ívina Carla, diretora de organização da UJS/Ce, o 9º Congresso terá a marca do interior do estado. "Nos surpreendeu o nível de organização da galera do interior. Os debates foram ricos, os congressos bem organizados e sempre muito representativos". A dirigente juvenil acredita que isto deverá se refletir no Congresso Estadual na medida em que há muita disposição da juventude para debater suas questões específicas e também promover um debate político. "Vamos entrar firmes na luta para reeleger Lula e impedir o retorno da direita neoliberal", acrescentou Ívina.

 

Programação do Congresso Estadual da UJS/Ce

02/06- Sexta-feira

17:00 – Abertura do credenciamento

18:30 – Abertura do congresso (atividade cultural)

19:00 – Ato político

21:00 – Votação de moções e comissões

22:00 – Jantar

23:00 – Sarau

03/06- Sábado

07:00 – Café da manhã

08:00-Votação do Regimento Interno

08:30 – Grupos de discussões (organização da UJS no atual cenário político)

Objetivo: construir coletivamente um planejamento estadual para superar problemas de organização na UJS

12:00 – Almoço

14:00 – Palestra (Desafios para a construção de PPJ)- Gilvan Paiva – Coordenador do Instituto da Cidade

16:00 – Grupos de discussão (frentes de atuação da UJS)

– Movimento estudantil universitário

– Movimento estudantil secundarista

– Jovens Mulheres

– Movimento GLBTTT

– Movimento Negro

– Políticas Públicas para Juventude

– Cultura

19:00 – Jantar

21:00 – Atividade Cultural

23:00Festa da Galera – Derby Club

 

04/06- Domingo

07:00 – Café da manhã

08:30 – Plenária final (apresentação do relatório da sistematização e votação, escolha dos delegados ao congresso nacional e da nova diretoria estadual da UJS)

12:00h – Almoço
De Fortaleza, Andréa Oliveira (colaborou Inácio Carvalho)