“Fera” tem início com desfile no centro de Campo Mourão

Teve início ontem em Campo Mourão a 3ª edição do Festival de Arte da Rede Estudantil (Fera).

evento promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed). O acontecimento teve início pela tarde com um desfile reunindo estudantes e atrações que participarão do "Fera" até o próximo sábado.

Estiveram presentes na Avenida Capitão Índio Bandeira, aproximadamente três mil estudantes dos colégios pertencentes aos Núcleos Regionais de Educação (NREs) de Campo Mourão, Apucarana, Ivaiporã e Pitanga. Cerca de 60 ônibus lotados com alunos e professores chegaram ao município.

Segundo a assessoria de comunicação da Seed, serão aproximadamente quatro mil alunos de 53 municípios que estarão participando de várias atividades culturais como: dança, teatro, música de raiz, música universal, circo, arte literária, entre outras.

Abertura oficial – A abertura oficial do evento foi realizada no início da noite, no Parque de Exposições Getúlio Ferrari e contou com a presença do secretário estadual da Educação, Mauricio Requião, do vice-governador Orlando Pessuti e membro do Conselho Estadual do Esporte e Delegado da Conferência Nacional do Esporte, Ricardo Gomyde.

Antes da solenidade, foi realizada a apresentação do espetáculo musical o Canto do Guarani, com o grupo Awaju Poty, de Quatro Barras, e após, um show com a banda Rock Paraná, de Curitiba.

A terceira edição do Festa tem como tema a "Arte no Paraná".

O objetivo do festival é proporcionar o acesso e promover o aprofundamento artístico e cultural dos alunos, professores e demais segmentos da comunidade escolar.

Atrações de hoje – Os eventos no Parque de Exposições terão início a partir das 08 horas, quando serão realizadas 23 oficinas para alunos e cinco oficinas para professores envolvendo sete linguagens: "Artes Literárias; Audiovisual; Circo; Teatro; Dança; Artes Visuais; Música. Outra atração pelamanhã serão duas oficinas de grande porte para 500 estudantes cada.

Já das 12h até às 14 horas serão 15 atrações. Entre a programação do intervalo estão: exposições literárias, de artes visuais, de artesanatos; apresentações; palestras e o espaço para mudar o visual, com camarin de época, penteado cênico, entre outros.

A tarde, além de apresentações e programação cultural serão 23 atividades como: espaço ciência; espaço esporte; troca de idéias; jornal fera; tv fera; gastronomia paranaense; espaços de apresentações de teatro; dança; música; circo; café literário; exposição monitorada de Artes Literárias e Artes Visuais, Cine Fera, entre outros.

A partir das 17 horas, haverá show espetáculo de circo profissional "As Novas Aventuras de Peter Pan" com o Grupo Trupe Raios de Alegria Teatral de Toledo. Para encerrar o dia, será realizada a Mostra Acadêmica Prata da Casa, com apresentações de universitários e artistas locais convidados. Também haverá o Cine Fera com exibição da produção audiovisual dos alunos e de filmes paranaenses.

Para facilitar o acesso da comunidade até o Parque de Exposições, a Seed e a prefeitura de Campo Mourão estarão disponibilizando transporte a partir de quarta-feira. Os ônibus sairão da Rua Harrison José Borges (atrás da Igreja Matriz) – das 16:45 às 20horas – de 15 em 15 minutos.

Fonte: Marcus Ayres – Tribuna do Interior