Estudantes cobram explicações do deputado Colombo nesta sexta

Depois de apresentar emenda que revoltou estudantes, deputado Irineu Colombo se reúne com a diretoria da UPE.

Depois de apresentar na Câmara dos Deputados uma emenda substitutiva que altera a legislação sobre a cobrança das mensalidades, o deputado Irineu Colombo (PT/PR) se reúne com os diretores da UPE (União Paranaense dos Estudantes), DCE’s (Diretórios Centrais dos Estudantes) e Centros Acadêmicos de todo o estado nesta sexta-feira, dia 2 de junho, às 8h30 da manhã, na sede da entidade em Curitiba.
            A emenda apresentada pelo parlamentar petista prevê que a partir de dois meses de atraso na mensalidade escolar a proibição do aluno freqüentar as salas de aulas e de fazer provas, além de ainda ficar submetido a todos os constrangimentos e penalidades previstas no Código do Consumidor.
            Os estudantes que se mostraram muito revoltados com a medida fizeram diversas manifestações de repudio em todo o Brasil. No Paraná, foram realizados atos em Maringá, Cascavel, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu e Curitiba.
            A UNE (União Nacional dos Estudantes) barrou nesta quarta-feira (31) o Projeto de Lei. Diretores da UPE estiveram em Brasília na semana passada para colher dos parlamentares 56 assinaturas necessárias para derrubar o caráter conclusivo da matéria. A UNE conseguiu mais do que o dobro: 126 assinaturas.
            O presidente da UPE, Arilton Freres, afirmou que os estudantes vão cobrar explicações do deputado Colombo sobre a medida nesta sexta-feira. "Quem se beneficia com a proposta não são os estudantes. Como ele (o deputado) é do nosso estado temos o direito e o dever de cobrar explicações sobre uma medida que prejudica milhares de pessoas”, afirma Arilton.
            O Encontro será realizado nesta sexta-feira, dia 2 de junho, às 8h30, na sede da UPE (Rua Carlos Cavalcanti, 1157, Bairro: São Francisco, em Curitiba).

 

Fonte: UPE