Bancários denunciam jogadas desleais dos bancos

A Federação dos Bancários do RS realizará um grande ato nesta sexta-feira (02/06) contra os banqueiros. Desta vez, o banco escolhido foi o Santander Banespa.

 O protesto, que inicia às 13h, em frente à agência matriz da instituição, no centro de Porto Alegre, deve-se à política de demissões e assédio moral adotada pelo banco.
O assédio moral virou uma rotina nas agências do Santander, através da cobrança de metas, que estão a cada dia mais absurdas. Após a compra do Banespa, o grupo espanhol tem investido na fusão de agências, o que tem gerado o fechamento de muitas unidades e a demissão de um grande número de bancários. As atitudes do Santander revelam que a instituição não tem compromisso algum com a sociedade brasileira, colocando acima de todos os valores a exploração, o esgotamento de seus trabalhadores e o aumento da lucratividade.

 

Segundo o representante dos gaúchos na Comissão de Organização dos Empregados, Bino Köhler, no protesto desta sexta-feira as entidades sindicais irão mostrar aos gaúchos a verdadeira face do grupo espanhol. “O povo brasileiro está empolgado com a Copa do Mundo, mas não deve assimilar o que está estampado na propaganda milionária do grupo Santander Banespa. Não podemos esquecer que o sistema financeiro é quem mais lucra, por meio da precarização das condições de trabalho dos bancários e da cobrança de juros e tarifas exorbitantes, ” salienta Bino.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Federação dos Bancários