Crescimento do PIB brasileiro é “excelente notícia”, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou ontem de "excelente" o resultado do crescimento do PIB no primeiro trimestre. Lula destacou o crescimento da importação de máquinas e equipamentos e o creditou ao aumento da confia

"O resultado do PIB neste primeiro trimestre é uma excelente notícia. O produto cresceu de forma generalizada: na agropecuária, na indústria e no setor de serviços. E o que é mais importante: cresceu a importação de máquinas e equipamentos. Isso indica que os empresários estão apostando no crescimento sustentável", disse o presidente, por meio de sua assessoria de imprensa.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, também comemorou os resultados, qualificando-os de "muito bons".

"O juro nesse patamar não está impedindo o crescimento, como pudemos ver hoje [ontem]", disse, na Câmara, a parlamentares da bancada ruralista que se queixavam do aperto monetário.

Segundo anunciou ontem o IBGE, a economia brasileira cresceu 1,4% no primeiro trimestre deste ano em relação aos três últimos meses de 2005. Trata-se do melhor desempenho desde o terceiro trimestre de 2004, quando a expansão foi de 1,5%. 

 Em relação ao primeiro trimestre de 2005, houve expansão de 3,4% na economia. Nos últimos 12 meses, o PIB cresceu 2,4%.

 

A taxa do primeiro trimestre significa um crescimento anualizado de 6%. Ou seja: se a taxa de crescimento se mantiver, o país terá crescido, ao final do ano, 6%.  No ano passado, o PIB teve expansão de 2,3%.

Para Mantega, se a agricultura estivesse crescendo normalmente,  o percentual anualizadose aproximaria de 8%. O ministro lembrou que, pela primeira vez, desde 2003, o mercado interno foi o único responsável pela expansão.

Ele chamou a atenção para o aumento dos investimentos, que puxou a expansão do período. "O crescimento se dá de forma equilibrada", disse. Em tese, o crescimento econômico baseado nos investimentos é mais sustentável, porque a capacidade produtiva tem melhores condições de acompanhar a alta do consumo.

O ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, afirmou ontem que o resultado do PIB no primeiro trimestre "mostra que 4,5% [de crescimento do país] já está garantido neste ano", mas "não é impossível nós crescermos um pouco mais que isso".

Tarso disse que o governo está "satisfeito com o resultado", que demonstra que o projeto do presidente Lula "está estrategicamente correto".

Com informações da Folha Online e da Agência Brasil.