Chapecó: Paulinho contesta ruas sem calçada, “armadilhas aos pedestres”

A bancada do PCdoB, através do vereador Paulinho da Silva, protocolou na Câmara de vereadores, projeto de lei para regulamentar a construção e manutenção dos passeios públicos no município de Chapecó.

O projeto prevê que as empresas públicas ou privadas, concessionárias e permissionárias, no momento da apresentação do projeto de pavimentação de vias públicas, deverão obrigatoriamente prever a construção dos passeios públicos, sendo que a competência de execução da obra será dos loteadores. Os passeios deverão ser construídos atendendo às normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, quanto à acessibilidade e locomoção das pessoas com deficiência.
            “O que assistimos é um total desrespeito aos cidadãos que precisam dos passeios públicos para se locomoverem, seja para ir e vir à escola, ao supermercado, a policlínica, ao trabalho, ou para um simples passeio. Em muitas ruas ainda não existem passeios, ou está em desacordo com a legislação, transformando-se em verdadeiras armadilhas aos pedestres”, afirma Paulinho.
            A  construção dos passeios  sempre foi de  obrigação dos proprietários, no entanto, a maioria dos moradores não observa os dispositivos legais e tão pouco a administração pública exerce a função de fiscalizar, cobrando dos proprietários a execução e manutenção das calçadas.

 

De Chapecó

Jeferson Jonas Ávila