Maioria de empresários vê Lula vencedor, embora vote em Alckmin

A maioria dos empresários ouvidos em um levantamento da Lide e da Fundação Getúlio Vargas acredita que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva será reeleito, apesar de declarar que vota nas eleições de outubro para Presidê

A maioria dos empresários ouvidos em um levantamento da Lide e da Fundação Getúlio Vargas acredita que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva será reeleito, apesar de declarar que vota nas eleições de outubro para Presidência no candidato tucano Geraldo Alckmin.

A tendência foi apontada em pesquisa feita nesta quinta-feira durante almoço com os empresários, reunidos em um hotel na capital paulista para ouvir uma palestra do ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro.

De acordo com o levantamento, 51 por cento dos cerca de 350 entrevistados disseram acreditar que Lula será reeleito, contra 47 por cento que apostaram na candidatura Alckmin. Outro 1 por cento dos consultados indicaram o senador Cristóvão Buarque (PDT), enquanto o restante 1 por cento citou outros candidatos.

A pesquisa sinalizou ainda que 93 por cento afirmaram que irão votar em Alckmin para a Presidência. Apenas 5 por cento apontaram Lula como seu candidato de preferência, enquanto 1 por cento das pessoas mencionaram outros nomes.

Um dos empresários que participou do almoço e preferiu não ser identificado disse que é a primeira vez em um evento desse gênero que o presidente Lula é apontado como vencedor das eleições deste ano.

Quanto a levantamento de intenções de voto que têm sido divulgados nas últimas semanas e mostram a vitória de Lula já no primeiro turno da eleição, Tarso Genro declarou a jornalistas que não pode garantir que o presidente será reeleito.

"Se eu fosse fazer uma avaliação, o presidente Lula seria o favorito, mas isso não quer dizer nada em relação ao processo eleitoral. É apenas um indício", disse Genro.

Fonte: Reuters