Rádio Nacional AM, de Brasília, completa hoje 48 anos no ar

Lançada no dia 31 de maio de 1958, a Rádio Nacional AM, de Brasília, comemora seus 48 anos como testemunha do cotidiano da capital federal. "A emissora foi um marco de pioneirismo no Planalto Central e no rádio de utilidade pública. Ela

Hoje, sua programação pode ser ouvida no Distrito Federal e algumas áreas do Centro Oeste, chegando até a América Latina durante à noite. A programação chega em lares como o de Lourdes Soares, 65 anos, ouvinte da rádio desde sua inauguração. "No dia da estréia aqui, eu tinha 18 anos e morava em Minas Gerais, nasci ouvinte", brinca. Lourdes acompanhou de perto a construção da rádio. "Eu freqüento e ligo todos os dias. Fico às vezes com dois aparelhos ligados, um escutando a Rádio Nacional da Amazônia e outro a Rádio Nacional daqui", afirma.

A Rádio Nacional AM possui mais de 600 emissoras associadas que retransmitem vários programas para todos os estados. Entre as responsáveis pelo conteúdo, está a jornalista Sula Servillis, gerente da emissora. "Nossos desafios são fazer com que os nossos transmissores cheguem a mais localidades em todo o país e mostrar para o ouvinte que ele merece não apenas entretenimento, mas informação com qualidade", diz.

Para cobrir o dia-a-dia da cidade, a emissora conta com uma equipe formada de profissionais de comunicação que reconhecem no cotidiano o perfil dos habitantes da capital. É o caso de Luciana Valle, repórter do programa Jornal da Cidade – 1ª edição. "Percebo que os cidadãos de Brasília, seja do Plano Piloto ou das cidades do DF são pessoas responsáveis, que querem melhoria para esta cidade e reconhecem nos veículos de comunicação os porta-vozes desses anseio. Eles refletem a cidade amadurecida", analisa.