Música brasileira em debate na Câmara

A Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal realizou, no dia 29, um seminário para discutir a situação da música brasileira. Foram debatidos a difusão da música, a situação do ensino da

A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB) afirmou no debate que as questões principais neste momento são a aprovação do projeto que institui a eleição direta na Ordem dos Músicos e a regionalização da produção do Rádio e TV.

A cantora Fernanda Abreu também afirmou que as duas principais reivindicações do músicos são eleições diretas para a Ordem Brasileira dos Músicos (OMB) e a regulamentação da profissão. No caso da OMB, ela argumenta que, apesar de a entidade constituir um patrimônio da categoria, a maioria dos músicos desconhece os princípios e normas da sua administração. "Como está hoje, a ordem, para os músicos, não serve para nada".

Disciplina obrigatória

O presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB), defendeu a reinclusão da música como disciplina obrigatória no currículo das escolas. Ele lembrou que, nos anos 50 e 60, o ensino de música era obrigatório, e ele próprio teve aulas da disciplina em Alagoas durante sua formação escolar.

A transformação da música em disciplina opcional nos currículos escolares, em sua opinião, constituiu uma involução e tem provocado lacunas na educação infantil, especialmente. Aldo argumenta que a música talvez seja a única linguagem efetivamente universal.

Fernanda Abreu também manifestou apoio à proposta do presidente Aldo Rebelo. O cantor Ivan Lins afirmou que a música precisa ocupar no imaginário nacional um lugar parecido com o do futebol. Ele lembra que a música desempenha um papel importante na recuperação da auto-estima do brasileiro.

Ivo Meireles, por sua vez, contou a experiência pessoal de fazer música com meninos da favela da Mangueira (RJ): "No Rio de Janeiro, em todas as favelas alguns jovens trocam espontaneamente o fuzil pelo tamborim. Então, quando houver um projeto, um apoio, ou seja, na hora em que o Estado participar, vamos diminuir bastante a criminalidade e poderemos dizer que o Brasil realmente é um paraíso", avaliou Meireles. Ele é fundador do projeto Funk'n lata, que reúne jovens da Mangueira em um grupo musical.

O seminário ainda serviu para dar início às atividades do Grupo Parlamentar Pró-Música, que pretende sistematizar os projetos em tramitação na Câmara que mudam a legislação sobre música e a profissão de músico.