Escritor piauiense, radicado em São Paulo, lança seu terceiro livro de poemas

Adalberto Monteiro faz o lançamento do seu terceiro livro no dia 02 de junho as 17:00 H no espaço Bate Papo do Salão do Livro do Piauí – Salipi. O livro de poemas, As delícias do Amargo & uma Homenagem, se fez a par

O autor “batizou” o livro com o intrigante título As Delícias do Amargo para enfrentar o estigma a que foi arremessado essa palavra e esse sabor. Nas palavras do autor “a poesia instiga o leitor a ir além dos monótonos domínios do açúcar, a romper com as grades da rotina e o conduz para conhecer outros sabores, outros prazeres, outros continentes, além de convidá-lo a abraçar causas libertárias”.

 

A homenagem a que se refere o título do livro, sexta e última parte da obra, é um tributo do poeta a um dos principais líderes dos comunistas brasileiros, João Amazonas.

 

A capa e o miolo do livro são ilustrados por pinturas do artista plástico e publicitário Ítalo Bianchi, um ítalo-brasileiro que mora em Recife. Para Adalberto, o encontro de sua poesia com a pintura de Bianchi “vestiu com cores vivas e fortes” a nudez de seus versos.

 

O autor, Adalberto Monteiro, tem 48 anos, é jornalista e poeta. Antes de As Delícias do Amargo & uma homenagem, publicou dois outros livros de poesia: Os Sonhos e os Séculos (1991) e Verbos do Amor&outros Versos (1997). Monteiro é editor da revista Princípios e integra a equipe editorial do portal Vermelho. Ativista político é membro da direção nacional do Partido Comunista do Brasil e preside o Instituto Maurício Grabois.

 

 O autor é piauiense de Cocal onde viveu a infância. Depois residiu muito tempo em Goiânia, Goiás, onde exerceu o mandato de vereador. Nos últimos anos, mora em São Paulo, Capital. Adalberto salienta que apesar de ter vivido apenas sete anos na sua terra natal, o Piauí pulsa forte na sua personalidade e na sua poesia, pois a infância é um período decisivo para qualquer pessoa, sobretudo, para um poeta.