Livro de Elias Jabbour sobre a China é lançado em Florianópolis

O geógrafo Elias Jabbour aproveitou a participação no 2º Encontro Sulbrasileiro de Geografia, em Florianópolis, para apresentar "China: infra-estruturas e crescimento econômico". O lançamento ocorreu nesta s

De acordo com Jabbour, foi uma oportunidade de colocar na ordem do dia temas relevantes para o avanço da compreensão de alternativas sociais, políticas e econômicas para as nações. “A inexistência de bibliografia referente ao tema é um dos elementos principais que fazem do livro uma iniciativa importante”, disse o autor.

Mestre em Geografia Humana e doutorando pela USP (Universidade de São Paulo), Jabbour ocupa o cargo de assessor econômico da Presidência da Câmara dos Deputados. É também membro da comissão editorial da Revista Princípios.

A mão do Estado –
Um dos principais méritos de "China: infra-estruturas e crescimento econômico" é mostrar que o notável crescimento da economia chinesa depende — e muito — do controle estatal. No prefácio, o economista Luiz Gonzaga Belluzzo, professor titular da Unicamp, diz que o livro, ao tratar desses aspecto, "vai além das suspeitas revelando ao leitor a novidade do projeto chinês".

Jabbour demonstra, ainda segundo o prefácio, "que o projeto de socialismo empreendido na China sob o comando do Partido Comunista Chinês passa pela utilização de todos os meios de aceleração da acumulação de riqueza social criados pelo capitalismo, mas administrados de forma planejada pelo estado".

Para Sérgio Barroso, membro do Comitê Central do PCdoB e do Instituto Maurício Grabois, “o livro é pioneiro em relação a uma grande pesquisa sobre o desafio da montagem sistêmica de infra-estruturas na China”. Barroso elogia a forma como é analisado o crescimento chinês, em meio a importantes revelações. “Jabbour mostra, entre outras coisas, como a liderança chinesa conseguiu driblar a crise asiática de 1997 e superar vários dos estrangulamentos que ameaçam o extraordinário crescimento dos últimos 25 anos”.

Publicado pela Anita Garibaldi, "China: infra-estruturas e crescimento econômico" já havia sido lançado na Bienal do Livro, em São Paulo, e na USP.

Da Redação, com informações de Vinícius Puhl (SC) e André Cintra (SP)