Fed mostra incerteza sobre juro dos EUA

O Federal Reserve mostrou incerteza sobre o quanto mais a taxa de juros dos Estados Unidos deverá subir, se tiver de promover novos aumentos após a reunião de maio, segundo a ata do encontro deste mês.

"Dados os riscos para o crescimento e a inflação, os membros do comitê (Fed) estavam incertos sobre em que tamanho a taxa terá, se tiver, de subir", afirmou o documento. O Fed apontou uma série de fatores que contribuem para maiores riscos inflacionários, como os altos preços de commodities e de energia e o dólar mais fraco. O documento, entretanto, também ressaltou a possibilidade de um menor crescimento econômico, à medida que as altas de juros anteriores e um mercado imobiliário em desaceleração pesam sobre a economia.

 

Na reunião de 10 de maio, o Fed elevou os juros pelo 16º mês seguido, em 0,25 ponto percentual, para 5%. O Comitê Federal para o Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Fed diz que “a informação revisada nesta reunião sugere que a atividade econômica expandiu fortemente no primeiro trimestre, e os ganhos foram vastos na maioria das categorias de vendas finais".

 

 

Com agências